GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso alcançar a vitória em Jesus?"

Resposta:
Como seguidores de Jesus Cristo, todos nós queremos viver uma vida cristã triunfante. A Bíblia nos assegura que Deus e o Seu Filho Jesus são vencedores e que os crentes podem compartilhar de Suas vitórias: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57). Em um sentido prático, como podemos experimentar a vida vitoriosa que se tornou possível em Cristo? Como podemos alcançar a vitória em Jesus?

A vitória, em última análise, pertence ao Senhor nosso Deus (1 Samuel 17:47). Desde os dias do Êxodo de Israel do Egito, sempre que o povo de Deus dependia somente dEle, Ele lhes dava vitória sobre os seus inimigos (Êxodo 15). Os profetas do Antigo Testamento apontavam consistentemente para um futuro Salvador que traria a expressão mais completa do triunfo de Deus: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zacarias 9:9; veja também Salmos 110:1). Sabemos que essas profecias se referem a Jesus Cristo, o Messias prometido, que venceu o mundo (João 16:33).

Jesus obteve a suprema vitória na cruz. O pecado foi expiado e o poder do pecado e da morte foi quebrado (veja João 12:31 e 1 Pedro 2:24). Após a crucificação e o sepultamento de Cristo, Ele ressuscitou dos mortos três dias depois, e agora compartilhamos dessa vitória. Satanás pensou que havia vencido a disputa final com a morte de Cristo. Em vez disso, essa morte libertou nossas correntes, libertou-nos da prisão do pecado e desarmou os poderes sobrenaturais do mal: “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:13-15).

A chave para alcançar a vitória em Jesus é a fé em Cristo: “... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 João 5:4–5; veja também Romanos 8:37). O primeiro passo para a vitória em Jesus é aceitar a Cristo como Salvador. Recebemos o Senhor pela graça por meio da fé, e também vivemos em Sua vitória pela graça por meio da fé. A nossa salvação é um dom da graça de Deus, e a nossa vitória em Jesus é um dom da graça de Deus (Efésios 2:4-8; Gálatas 3:3).

Qual é a extensão da vitória de Jesus Cristo que Ele nos concede? A vitória que Jesus compartilha conosco inclui a vitória sobre a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1 João 2:16). O triunfo do nosso Senhor sobre a tentação e o pecado (Hebreus 4:15; veja também Mateus 4:1-11) tornou-se a nossa vitória também: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:4; veja também Romanos 5:20–21). O apóstolo João elabora: “Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3:5-8).

Jesus venceu Satanás e os poderes do mal (João 14:30; 16:11; Marcos 1:23–27; Lucas 4:33–36), e Ele compartilha essa vitória conosco. Jesus diz: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lucas 10:18–19; veja também Efésios 1:21–22). O escritor de Hebreus explica que Jesus assumiu carne e sangue e participou da nossa humanidade “para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hebreus 2:14–15). Não precisamos temer a morte ou o diabo porque compartilhamos da vitória de Jesus Cristo sobre eles (Atos 2:24; Romanos 6:9; 8:38–39; 2 Timóteo 1:10; Apocalipse 1:18).

Enquanto permanecermos neste mundo caído, ainda teremos lutas para superar e batalhas para lutar. Às vezes vamos cair e falhar. Mas continuamos a nos levantar, pedindo a Deus que nos equipe com a Sua graça e poder para vencer (2 Coríntios 12:9). Como crentes, lutamos nossas batalhas no reino espiritual, de joelhos: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas” (2 Coríntios 10:3–4). Deus nos deu uma armadura espiritual para nos proteger dos poderes das trevas que guerreiam contra nós (Efésios 6:10–20).

A vitória em Jesus é real e atingível agora porque o nosso Senhor Jesus derrotou Satanás e todo poder maligno do mundo. Alcançamos a vitória em Jesus quando descansamos em Cristo (Mateus 11:28) e confiamos que Ele triunfará por nós (Romanos 5:17). Enquanto permanecemos na terra, o Senhor reina vitorioso por meio daqueles que foram libertos do reino das trevas e trasladados para o Seu glorioso reino da luz (1 Pedro 2:9). No entanto, chegará o dia em que as vitórias de Jesus serão plenamente realizadas e celebradas nos novos céus e na nova terra: “Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou” (Isaías 25:8).

© Copyright Got Questions Ministries