GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que podemos aprender com a tribo de Levi / os levitas?"

Resposta:
O patriarca Jacó, pouco antes de morrer, deu uma bênção a cada um de seus doze filhos. Os doze filhos foram os pais das doze tribos de Israel, e as bênçãos continham informações proféticas sobre o futuro de cada tribo. No caso da tribo de Levi, que foi emparelhada na profecia com a de Simeão, Jacó profetizou: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; dividi-los-ei em Jacó e os espalharei em Israel” (Gênesis 49:5–7). Além de se referir ao futuro da tribo de Levi, a profecia contém várias lições para todos nós.

Jacó pronunciou uma maldição sobre a ira de Levi (e de Simeão), em parte devido à destruição traiçoeira e violenta dos siquemitas (Gênesis 34:24–30). A ira de Levi era má por ser caracterizada por atos de ferocidade e crueldade. A ira e a indignação justas, o tipo que Jesus exibiu na purificação do Templo, por exemplo, nunca é caracterizada pela crueldade. As espadas de Levi, que deveriam ter sido apenas armas de defesa, eram armas de violência, para fazer mal aos outros, não para se salvar do mal ou proteger os inocentes.

A declaração de Jacó: “dividi-los-ei em Jacó e os espalharei em Israel” certamente se tornou realidade. A tribo de Levi foi espalhada por Israel. No entanto, tornaram-se, pela graça de Deus e por meio de sua lealdade a Deus (Êxodo 32:26–29), a tribo sacerdotal e residentes das cidades de refúgio. Nunca possuíram sua própria região designada, como as outras tribos, mas o ofício sacerdotal de Levi foi certamente privilegiado.

Como cristãos, aprendemos com a tribo de Levi que a ira desenfreada é a causa de muitos pecados. A ira deixa devastação em seu rastro, muitas vezes com consequências irreparáveis. A declaração de Jacó “no seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte” é uma lição para nós também. Não devemos seguir o conselho de pessoas iradas porque são instáveis e exibem uma incapacidade de controlar suas paixões. Quando a ira é uma característica definidora, é uma indicação da falta do dom espiritual de autocontrole que deve caracterizar todos os crentes (Gálatas 5:22–23). Uma pessoa irada é um péssimo conselheiro e, de fato, a sua companhia deve ser evitada, especialmente quando esse pecado não é confessado e não há tentativa de lidar com ele de maneira piedosa.

Finalmente, a lição final da tribo de Levi, para os cristãos, é a restauração do pecador à posição privilegiada de filhos de Deus. Pela intercessão sacerdotal de Cristo, que trocou a Sua justiça por nossos pecados na cruz (2 Coríntios 5:21), tornamo-nos uma nação de sacerdotes por direito próprio. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

© Copyright Got Questions Ministries