GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que podemos aprender com a tribo de Dã?"

Resposta:
A tribo de Dã era o grupo de pessoas que descendia do quinto filho de Jacó, Dã. Jacó teve doze filhos que se tornaram os patriarcas das doze tribos de Israel. A história da tribo de Dã é especialmente instrutiva para nós, pois contém vários exemplos da tendência das pessoas de seguir a religião feita pelo homem em detrimento da fé bíblica em Deus. Isso é totalmente contrário às Escrituras que nos ensinam “que ninguém será justificado diante dele por obras da lei” (Romanos 3:20) e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).

Quando os israelitas chegaram à terra de Canaã, cada tribo recebeu certos territórios por sorteio. A tribo de Dã recebeu um pedaço de terra menor do que as outras, mas era fértil e também tinha uma fronteira ao longo do Mar Mediterrâneo, onde podiam pescar e negociar.

No entanto, a tribo de Dã nunca foi capaz de conquistar totalmente este território por causa de sua falta de fé em Deus. Isso também aconteceu com as outras tribos, como ensinam os primeiros capítulos do livro de Juízes, o que fez com que durante o tempo dos Juízes se dissesse: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto". Juízes 18:1-31 nos conta a história do povo de Dã que caiu em idolatria. Eles também não gostaram do território que tinham, então enviaram espiões para encontrar um lugar melhor. No norte, alguns representantes de Dã encontraram uma área onde vivia um grupo de pessoas pacíficas. A tribo de Dã se encarregou de destruir os habitantes daquela terra a fim de mover toda a tribo para uma região perto das nascentes do rio Jordão, ao sul do atual Líbano. Lá estabeleceram sua cidade principal e a chamaram de Dã.

Mais tarde na história dos hebreus, o reino foi dividido após o reinado de Salomão. O reino foi dividido em dez tribos de Israel ao norte e duas de Judá ao sul. O povo de Dã estava no reino do norte de Israel. Em 1 Reis 12:25-33 aprendemos que o rei Jeroboão temia que aqueles que viviam em seu reino do norte continuariam a ir para o reino do sul para adorar em Jerusalém, visto que aquele era o templo que Deus havia autorizado. Então, Jeroboão construiu mais dois altares para que o povo de sua cidade pudesse adorar. Ele estabeleceu o culto no sul em Betel e no norte em Dã. Ele construiu um bezerro de ouro em ambos os lugares e instituiu dias e festivais especiais para o povo se reunir. Infelizmente, esse ritual feito pelo homem em Dã foi um de seus legados mais duradouros.

Hoje, muitas pessoas seguem diferentes religiões criadas pelo homem e estão convencidas de que todos os caminhos levam a Deus. Infelizmente, esses grupos seguem os caminhos da tribo de Dã. Provérbios 16:25 nos diz que "Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.” Jesus ensinou que o caminho para Deus é específico quando disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). João 3:36 ensina que "quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus". Aprender com os erros de Dã seria adorar somente o Deus da Bíblia e viver para Ele pela fé.

© Copyright Got Questions Ministries