GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que podemos aprender com a tribo de Aser?"

Resposta:
Aser é uma das doze tribos de Israel. No tempo de Moisés, Aser foi dividido em cinco clãs: os imnaítas; os isvitas; e os beriaítas; e, por meio de Berias, o patriarca berita, mais dois clãs: os heberitas e os malquielitas. Os três primeiros clãs receberam o nome dos filhos de Aser; o quarto e o quinto dos filhos de Berias (Números 26:44-45).

Aser foi o oitavo filho de Jacó. Sua mãe era serva de Lia, Zilpa, e foi seu segundo e último filho com Jacó. Quando Aser nasceu, Lia disse: "É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa" (Gênesis 30:13). O nome Aser significa "feliz".

Aser foi uma das seis tribos escolhidas para ficar no Monte Ebal e proferir maldições (Deuteronômio 27:13). Com essas maldições, o povo prometeu a Deus que se absteria de se comportar mal. Por exemplo, uma maldição diz: "Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe" (Deuteronômio 27:16). Outro diz: "Maldito aquele que fizer o cego errar o caminho" (Deuteronômio 27:18). E outro: "Maldito aquele que se deitar com sua sogra" (Deuteronômio 27:23). Ao todo, Aser proferiu doze advertências (Deuteronômio 27:15-26).

Quando Jacó abençoou seus filhos, ele disse: "Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias reais" (Gênesis 49:20). Mais tarde, Moisés abençoou a tribo dizendo: "Bendito seja Aser entre os filhos de Jacó, agrade a seus irmãos e banhe em azeite o pé. Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos, e, como os teus dias, durará a tua paz" (Deuteronômio 33:24-25). Lavar os pés em óleo era um símbolo de prosperidade, e a declaração de Jacó de que a comida de Aser seria "abundante" indicava que Aser possuiria terras férteis. De acordo com Josué 19:24-31, Aser recebeu terras ao longo da costa do Mediterrâneo.

Apesar de todas as suas bênçãos, a tribo de Aser não foi capaz de expulsar os cananeus e "os aseritas continuaram no meio dos cananeus que habitavam na terra, porquanto os não expulsaram" (Juízes 1:31-32). No tempo de Débora e Baraque, "Aser se assentou nas costas do mar e repousou nas suas baías" em vez de se juntar à luta contra Jabim, um rei cananeu (Juízes 5:17). Essa falta de ajuda para seus companheiros de tribo pode refletir falta de confiança em Deus, falta de esforço, medo do inimigo ou recusa em incomodar aqueles com quem fazem negócios. Portanto, o exemplo dado aqui é negativo: embora Aser fosse ricamente abençoado, eles não se comportavam de maneira exemplar; quando chegou a hora de agir, não confiaram em Deus nem cumpriram Seu plano.

Mais tarde, em Juízes, Aser responde ao chamado de Gideão para expulsar os midianitas, amalequitas e outros do leste (Juízes 6:35). Em outro ato importante, Aser aceita o convite de Ezequias às tribos do Reino do Norte para participar da celebração da Páscoa em Jerusalém (2 Crônicas 30:11). Isso foi considerado um ato de humildade, prova de um coração contrito diante de Deus.

Finalmente, descobrimos que Aser recebeu muitas grandes bênçãos de Deus. Ao receberem uma bênção, esperava-se que obedecessem aos mandamentos do Senhor. Nisso, muitas vezes tiveram sucesso e outras vezes falharam. Nós também fomos abençoados por Deus (Efésios 1:3), e o Senhor espera que obedeçamos a Seus mandamentos (João 14:15). Assim como Aser recebeu uma bênção profética de Jacó, foi dito aos filhos de Deus: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1 Pedro 1:3-5). Louvado seja o Senhor por Seus planos maravilhosos para nós. Que consolo!

© Copyright Got Questions Ministries