GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a transmigração da alma?"

Resposta:
A transmigração das almas também é chamada de reencarnação e está intimamente ligada à ideia de carma. Reencarnação e carma são conceitos religiosos do hinduísmo e do budismo, embora certos aspectos de ambos difiram com base na tradição religiosa. A transmigração das almas é a crença de que, após a morte, a alma ou espírito migra para outro estado físico ou metafísico.

A transmigração depende do carma, a crença de que as ações de uma pessoa, boas e más e moralmente ambíguas, quando tomadas como um todo e pesadas na balança, determinarão a natureza de sua próxima existência. Existem tipicamente quatro tipos de existência: o reino humano, o reino animal/planta, o reino infernal e o reino celestial. O reino infernal é semelhante à ideia cristã de inferno ou ao conceito católico de purgatório – um lugar de tormento e punição ou purificação, e o reino celestial espelha o céu cristão – um lugar de bem-aventurança e recompensa. A ideia do carma é que, se uma pessoa vive uma vida boa, ela irá para um plano “superior” de existência e, se a soma de seus atos na vida for negativa, ela descerá para um plano “inferior”.

A transmigração de almas, reencarnação e conceitos semelhantes são comuns em muitas culturas ao redor do mundo, e essas crenças tiveram um impacto poderoso em suas sociedades. O sistema de castas na Índia, por exemplo, é resultado direto da crença no carma. Aqueles nascidos pobres, na casta mais baixa, devem permanecer nessa casta para serem purgados do mau carma que os levou lá em primeiro lugar. Eles existem na pobreza, sem chance de uma vida melhor, tentando viver uma vida boa na esperança de que sua próxima existência seja melhor. Mesmo que sua próxima existência seja melhor, provavelmente levará muitas vidas antes que o reino celestial possa ser alcançado.

A ideia da transmigração de almas contém um grão de verdade. De acordo com a Bíblia, a alma de uma pessoa “migra” para outro estado após a morte; no entanto, a Bíblia especifica que isso só acontece uma vez, e então a pessoa é julgada por Deus e enviada para o céu ou para o inferno (Hebreus 9:27). Não há uma segunda chance de chegar ao céu e nem transmigração para outro corpo.

De acordo com o conceito de carma e da transmigração da alma, não há Salvador. O julgamento é impessoal e frio, baseia-se na soma das ações de cada um, e não há perdão. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo oferece perdão e céu a qualquer um, rico ou pobre, não importa quais ações boas ou más tenham feito (1 Timóteo 1:12-14). A justiça é um dom, e a salvação vem pelo poder de Deus para aqueles que têm fé no que Cristo fez (Romanos 1:16). O evangelho cristão tira o foco das realizações do homem e coloca o fardo da salvação nos ombros de Deus.

A mensagem do evangelho é humilhante, mas também libertadora, pois vemos que mesmo a melhor e mais moral pessoa não pode alcançar a perfeição necessária para habitar na presença de Deus (1 Timóteo 6:16; Isaías 33:14; Hebreus 12:29). Deus nos quer com Ele, então Ele provê o Caminho (João 14:6). Infelizmente, muitos se recusam a receber esse dom gratuito, fazendo a tentativa fútil de alcançar o céu por meio de boas ações. Crenças religiosas falsas, como a transmigração de almas e o carma, encorajam milhões a seguir o caminho errado.

© Copyright Got Questions Ministries