GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso ser mais semelhante a Cristo?"

Resposta:
O desejo de Deus para todos os que O conhecem é que nos tornemos mais semelhantes a Cristo. A principal forma de conseguir isso é quando crescemos em nosso conhecimento de Cristo. É lógico que não podemos ser mais semelhantes a alguém que não conhecemos. Quanto mais profundo for o nosso conhecimento de Cristo, mais profunda será a nossa compreensão dEle e mais parecidos com Ele nos tornamos. Entre outras razões, devemos conhecer e entender a Cristo para que estejamos seguros na fé.

O Apóstolo Paulo reitera esta verdade em Efésios 4:14-16: "... para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor." Este fato é repetido mais uma vez em 2 Pedro 3:17-18: "Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." Essas passagens nos mostram que crescer no conhecimento de Cristo nos preservará do erro que destrói a fé.

É claro que o conhecimento por si só não produzirá um caráter semelhante ao de Cristo. O conhecimento que adquirimos da Palavra de Deus deve impactar nossos corações e nos convencer da necessidade de obedecer ao que aprendemos. Romanos 12:1-2 nos diz enfaticamente que o processo de encher nossas mentes com o conhecimento de Deus não apenas nos aproxima da semelhança de Cristo, mas a obediência a esse conhecimento nos alinha com a perfeita vontade de Deus: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

A consequência natural de conhecer e obedecer a Deus é que Ele se torna cada vez maior, enquanto nós nos tornamos cada vez menores à medida que cedemos o controle de nossas vidas a Ele. Assim como João Batista sabia que “convém que ele [Jesus] cresça e que eu diminua" (João 3:30), assim o cristão cresce para refletir mais de Cristo e menos de sua própria natureza. Lucas resume isso muito bem quando descreve o que Jesus disse aos Seus discípulos: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará" (Lucas 9:23-24). A cruz foi um instrumento de morte, e Jesus nos encoraja a tomar a nossa cruz para mortificar a nossa velha natureza pecaminosa sobre ela. Deus quer que nos esqueçamos deste mundo e todos os seus prazeres temporários e sejamos obedientes à Sua Palavra. Jesus é a Palavra viva (João 1:1), e a Bíblia é a Palavra escrita de Deus. Portanto, conformar-se com a Palavra de Deus é conformar-se com Cristo.

É importante perceber que tornar-se mais semelhante a Cristo começa ao recebê-lo como Salvador de nossos pecados. Então, crescemos em nosso conhecimento de Deus lendo a Bíblia diariamente, estudando-a e sendo obedientes ao que ela diz. Esse processo nos faz crescer e ocorre durante toda uma vida em Cristo. Somente quando entramos no Céu para a eternidade com Deus é que esse processo atinge o seu ponto culminante.



© Copyright Got Questions Ministries