GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Testemunhando para os hindus - qual é a chave?"

Resposta:
O problema de testemunhar para o hindu é que ele se vê como um crente. Ao tentar testemunhar a um hindu, devemos lembrar que estamos envolvidos em uma guerra espiritual que só pode ser vencida por orações sinceras e focadas. Sendo assim, esse é o lugar para começar. Ore regularmente por aquele a quem estamos tentando apresentar Cristo. Como suas crenças sobre Deus e os humanos são diametralmente opostas ao que estamos tentando apresentar da Bíblia, nossas palavras muitas vezes transmitem um conceito totalmente diferente à sua mente e, portanto, é preciso ter cuidado extra para que estejamos nos comunicando com ele corretamente. Para um hindu, a palavra Deus não comunica muito porque, para ele, tudo, visível e invisível, é deus ou manifestações de deus. Para ele, deus é uma força incognoscível e desconhecida e não uma pessoa. Poderíamos dizer que o hindu chama a natureza de “deus”. Então, começar dizendo a um hindu que Deus o ama não faz muito sentido, pois ele mesmo é parte de deus!

Outra coisa a lembrar, enquanto tentamos alcançar os hindus com o evangelho, é que a palavra cristão é grosseiramente mal compreendida por nossos amigos hindus. Para eles, cristão é igual a “comedor de carne”, e isso é uma coisa desagradável para eles. A vaca é um de seus deuses favoritos, e comer carne é uma das coisas mais ofensivas que um hindu possa conceber. Então, ao tentar alcançar um hindu para Cristo, nunca se apresente como um “cristão”. Em vez disso, você pode se apresentar e dizer: “Sou um discípulo de Cristo e desejo apresentar meu ‘Guru’ a você”. Então você terá uma audiência receptiva uma vez que Cristo é aceito e venerado como um “Guru por excelência” pela maioria dos hindus.

Provavelmente o melhor lugar para começar é falar sobre Jesus de Nazaré. Para um hindu, todos os avatares (encarnações de deus) são míticos e não históricos. Mas a Bíblia apresenta Jesus como uma pessoa histórica que viveu e morreu em um tempo e lugar específicos, e os historiadores confirmam isso. Muito mais do que a Sua vida, a ressurreição de Cristo deve ser enfatizada, pois não há nada comparável no pensamento hindu. Assim, devemos apresentar Cristo como uma pessoa única na história; na verdade, o próprio Deus criador, que veio para resolver o problema do pecado da humanidade. Sua ressurreição é a prova de que Ele era de fato Deus em forma humana.

Para um hindu, o pecado é um assunto sério. Ele acredita na transmigração da alma para que a dívida do pecado possa ser paga. De fato, os Puranas (livros religiosos hindus) dizem que uma pessoa tem que renascer milhões de vezes para pagar os karmas (ações) negativos de uma vida. E não há garantia de que no próximo nascimento não haja pecado algum. Assim, para um hindu, moksha (salvação) é quase inatingível, mesmo que se trabalhe muito para isso. A boa notícia que o hindu precisa entender é que Cristo pagou a pena por nossos pecados, de uma vez por todas (Hebreus 7:27) e que a salvação é um dom gratuito baseado na obra de Cristo (Efésios 2:8-9).

Moksha (salvação) para um hindu se trata de se perder na “realidade final”, perdendo assim a sua identidade para sempre ao tornar-se um com a realidade suprema. Mas a Bíblia fala sobre estar com um Deus pessoal por toda a eternidade, desfrutando dele para sempre. Isso é algo único na fé bíblica e deve ser apresentado como o próprio caminho de Deus para todos os homens que escolherem viver para Ele aqui e agora na terra. Assim, cada pessoa tem que decidir onde passará a eternidade. Ao virmos a Cristo, podemos receber a salvação como um dom gratuito pelo arrependimento e pela fé com base em Sua obra expiatória. Que essa seja a porção de todos os hindus, a maioria dos quais trabalha fervorosamente para obter moksha. Que o Senhor os ajude a ver a verdade da salvação somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo.

© Copyright Got Questions Ministries