GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como podemos acumular tesouros no céu?"

Resposta:
Jesus nos disse para “acumular tesouros no céu” (Mateus 6:20). Ele vinculou esse mandamento ao desejo de nossos corações: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:21; veja também os versículos 10–20).

A Bíblia menciona recompensas que aguardam o crente que serve fielmente ao Senhor neste mundo (Mateus 10:41). Uma “grande” recompensa é prometida para aqueles que são perseguidos por causa de Jesus. Várias coroas são mencionadas (em 2 Timóteo 4:8, por exemplo). Jesus diz que trará recompensas consigo quando retornar (Apocalipse 22:12).

Devemos valorizar o Senhor Jesus acima de tudo. Quando Jesus é o nosso tesouro, vamos comprometer nossos recursos – nosso dinheiro, nosso tempo, nossos talentos – para a Sua obra neste mundo. Nossa motivação para o que fazemos é importante (1 Coríntios 10:31). Paulo encoraja os servos lembrando-lhes de que Deus tem uma recompensa eterna para aqueles que são motivados a servir a Cristo: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses 3:23–24).

Quando vivemos sacrificialmente por causa de Jesus ou O servimos através do nosso serviço ao corpo de Cristo, acumulamos tesouros no céu. Mesmo atos aparentemente pequenos de serviço não passam despercebidos por Deus. “E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa” (Mateus 10:42).

Alguns com dons mais visíveis (veja 1 Coríntios 12), como ensinar, cantar ou tocar um instrumento musical, podem ser tentados a usar os seus dons para a sua própria glória. Aqueles que usam seus talentos ou dons espirituais procurando o louvor dos homens em vez de buscar a glória de Deus recebem o seu “pagamento” integralmente aqui e agora. O aplauso dos homens foi a extensão da recompensa dos fariseus (Mateus 6:16). Por que devemos trabalhar por aplausos mundanos, no entanto, quando podemos ter muito mais no céu?

O Senhor será fiel para nos recompensar por nosso serviço a Ele (Hebreus 6:10). Nossos ministérios podem ser diferentes, mas o Senhor a quem servimos é o mesmo. “O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho” (1 Coríntios 3:8).

O jovem rico amava seu dinheiro mais do que a Deus em Mateus 19:16-30, um fato que Jesus ressaltou. A questão não era que o jovem era rico, mas que “valorizou” suas riquezas e não “valorizou” o que poderia ter em Cristo. Jesus disse ao homem para vender seus bens e dar aos pobres, “e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me” (versículo 21). O jovem foi embora triste porque era muito rico. Ele escolheu o tesouro deste mundo e por isso não acumulou tesouros no céu. Ele não estava disposto a fazer de Jesus o seu tesouro. O jovem era muito religioso, mas Jesus expôs o seu coração de ganância.

Somos advertidos a não perder a nossa recompensa completa seguindo os falsos mestres (2 João 1:8). É por isso que é tão importante estar na Palavra de Deus diariamente (2 Timóteo 2:15). Dessa forma, podemos reconhecer falsos ensinamentos quando os ouvimos.

Os tesouros que aguardam o filho de Deus superarão em muito qualquer problema, inconveniência ou perseguição que possamos enfrentar (Romanos 8:18). Podemos servir ao Senhor de todo o coração, sabendo que Deus é Aquele que acompanha tudo de perto, e a Sua recompensa será abundantemente graciosa. “Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (1 Coríntios 15:58).

© Copyright Got Questions Ministries