GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "Como Deus usou os sonhos e as visões na Bíblia?"

Resposta:
Deus usou sonhos e visões (visões são “sonhos acordados”; veja Números 24:4) várias vezes na Bíblia para se comunicar com as pessoas. As visões parecem ter sido comuns o suficiente para que sua falta fosse notada. A ausência de visões às vezes se devia à escassez de profetas (1 Samuel 3:1) e outras vezes à desobediência do povo de Deus (1 Samuel 28:6).

Sonhos e Visões do Antigo Testamento

Deus usou visões no Antigo Testamento para revelar e promover o Seu plano, assim como colocar o Seu povo em lugares de influência.

Abraão (Gênesis 15:1): Deus usou uma visão para reafirmar a aliança abraâmica, lembrando a Abrão que ele teria um filho e seria o pai de muitas nações.

Abimeleque (Gênesis 20:1-7): A esposa de Abraão, Sara, era linda — tão bonita que, quando Abraão chegava a uma nova área, às vezes temia que o governante local o matasse e tomasse Sara para si. Abraão disse a Abimeleque, rei de Gerar, que Sara era sua irmã (ela era sua meia-irmã). Abimeleque levou Sara para seu harém, mas Deus lhe enviou um sonho dizendo-lhe que não tocasse nela porque era a esposa de Abraão. O rei devolveu Sara a seu marido na manhã seguinte; o sonho protegeu Sara e resguardou o plano de Deus para que Sara fosse a mãe de Seu povo escolhido.

Jacó (Gênesis 28:10-17): Jacó, com a ajuda de sua mãe, roubou a herança primogênita de Esaú. Jacó então fugiu da ira de Esaú e, em sua jornada, teve seu famoso sonho de uma escada que chegava ao céu na qual anjos subiam e desciam. Nesse sonho, Jacó recebeu a promessa de Deus de que a bênção de Abraão continuaria por meio dele.

José (Gênesis 37:1-11): José é um dos sonhadores mais famosos e um dos mais famosos intérpretes de sonhos da Bíblia. Seus primeiros sonhos registrados encontram-se em Gênesis 37. Eles mostraram, por meio de símbolos facilmente decifráveis, que um dia a família de José se curvaria diante dele em respeito. Seus irmãos não gostaram do sonho e em seu ódio venderam José como escravo. Por fim, José acabou na prisão no Egito.

O copeiro e padeiro do Faraó (Gênesis 40): Enquanto estava na prisão, José interpretou alguns sonhos do copeiro e do padeiro do Faraó. Com a orientação de Deus, ele explicou que o copeiro voltaria ao serviço de Faraó, mas o padeiro seria morto.

Faraó (Gênesis 41): Dois anos depois, o próprio Faraó teve um sonho que José interpretou. O propósito de Deus era elevar José a segundo em comando sobre o Egito e salvar os egípcios e os israelitas de uma terrível fome.

Samuel (1 Samuel 3): Samuel teve sua primeira visão quando menino. Deus disse a ele que o julgamento estava vindo sobre os filhos do mentor de Samuel, Eli. O jovem Samuel foi fiel em transmitir a informação, e Deus continuou a falar com Samuel pelo resto de sua vida.

Os exércitos midianita e amalequita (Juízes 7:12-15): Os inimigos pagãos de Israel tiveram um sonho divinamente inspirado. Deus disse a Gideão que entrasse às escondidas no acampamento inimigo à noite, e lá nos postos avançados do acampamento, Gideão ouviu um soldado inimigo relatar um sonho que acabara de ter. A interpretação, de outro soldado inimigo, mencionava Gideão pelo nome e previa que Israel venceria a batalha. Gideão ficou muito encorajado com essa revelação.

Salomão (1 Reis 3:5): Foi num sonho que Deus deu a Salomão a famosa oferta: "Peça o que você quer que eu lhe dê." Salomão escolheu a sabedoria.

Daniel (Daniel 2; 4): Como havia feito com José, Deus colocou Daniel em uma posição de poder e influência ao permitir que ele interpretasse o sonho de um governante estrangeiro. Isso é consistente com a propensão de Deus de usar milagres para identificar os Seus mensageiros. O próprio Daniel teve muitos sonhos e visões, principalmente relacionados aos futuros reinos do mundo e à nação de Israel.

Sonhos e Visões do Novo Testamento

As visões no Novo Testamento também serviram para fornecer informações que não estavam disponíveis em outros lugares. Especificamente, Deus usou visões e sonhos para identificar Jesus e estabelecer a Sua igreja.

Zacarias (Lucas 1:5-23): Deus usou uma visão para dizer a Zacarias, um velho sacerdote, que logo teria um filho importante. Não muito tempo depois, Zacarias e sua esposa, Isabel, tiveram João Batista.

José (Mateus 1:20; 2:13): José teria se divorciado de Maria quando descobriu que ela estava grávida, mas Deus lhe enviou um anjo em sonho, convencendo-o de que a gravidez era de Deus. José prosseguiu com o casamento. Depois que Jesus nasceu, Deus enviou mais dois sonhos, um para dizer a José que levasse sua família para o Egito para que Herodes não pudesse matar Jesus e outro para dizer que Herodes estava morto e que ele poderia voltar para casa.

A esposa de Pilatos (Mateus 27:19): Durante o julgamento de Jesus, a esposa de Pilatos enviou uma mensagem urgente ao governador encorajando-o a libertar Jesus. Sua mensagem foi motivada por um sonho que ela teve - um pesadelo, na verdade - que a convenceu de que Jesus era inocente e que Pilatos não deveria ter nada a ver com o Seu caso.

Ananias (Atos 9:10): Seria preciso nada menos que uma visão de Deus para convencer Ananias, um cristão em Damasco, a visitar Paulo, o perseguidor dos cristãos. Mas porque Ananias foi obediente à orientação de Deus, Paulo recuperou a visão e descobriu a verdade sobre aqueles que estava tentando matar.

Cornélio (Atos 10:1-6): Deus falou com um centurião italiano chamado Cornélio, que temia o Deus dos judeus. Em sua visão, Cornélio viu um anjo que lhe disse onde encontrar Simão Pedro e mandar chamá-lo para ouvir sua mensagem. Cornélio obedeceu à visão, Pedro veio e pregou, e Cornélio e sua família cheia de gentios foram salvos pela graça de Deus.

Pedro (Atos 10:9-15): Enquanto Pedro estava orando no telhado de uma casa em Jope, Deus lhe deu uma visão de animais abaixados em algo como um lençol. Uma voz do céu disse a Pedro para matar os animais (alguns dos quais eram impuros) e comê-los. A visão serviu para mostrar que os cristãos não estão sujeitos à lei kosher e que Deus declarou os gentios “puros”; isto é, o céu está aberto a todos os que seguem a Jesus.

Paulo: Paulo teve várias visões em sua carreira missionária. Alguém o enviou para pregar na Macedônia (Atos 16:9-10). Outro o encorajou a continuar pregando em Corinto (Atos 18:9-11). Deus também lhe deu uma visão do céu (2 Coríntios 12:1-6).

João (Apocalipse): Quase todo o livro do Apocalipse é uma visão que João teve enquanto estava exilado na ilha de Patmos. A visão de João explica com mais detalhes alguns dos acontecimentos que Deus havia mostrado a Daniel.

Sonhos e Visões de Hoje

Com a conclusão da Bíblia, Deus não precisa mais usar sonhos e visões tanto quanto antes. Isso não quer dizer que Ele não possa ou que não o faça; Deus pode se comunicar conosco da maneira que escolher. Entretanto, quando temos uma decisão a tomar, nossa primeira parada deve ser sempre a Bíblia, não um sonho.

© Copyright Got Questions Ministries