GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o sincretismo religioso?"

Resposta:
O sincretismo, conforme definido pelo American Heritage Dictionary, é “a reconciliação ou fusão de diferentes sistemas de crença”. Isso é mais evidente nas áreas de filosofia e religião, e geralmente resulta em um novo sistema de ensino ou crença. Obviamente, isso não pode ser reconciliado com o Cristianismo bíblico.

O sincretismo religioso geralmente ocorre quando crenças estrangeiras são introduzidas em um sistema de crenças indígena e os ensinamentos são misturados. A nova religião heterogênea toma então uma forma própria. Isso foi visto mais claramente na história missionária católica romana. Tomemos, por exemplo, o proselitismo da Igreja Católica Romana da América do Sul animista. Ameaçados pelo medo da morte, os nativos foram batizados na igreja às dezenas de milhares sem qualquer pregação do Evangelho. Antigos templos foram destruídos, com santuários e capelas católicos construídos no mesmo local. Os nativos foram autorizados a substituir a oração aos santos em vez de deuses da água, terra e ar, e substituíram seus antigos ídolos por novas imagens da Igreja Católica Romana. No entanto, a religião animista que os nativos praticavam anteriormente nunca foi totalmente substituída - foi adaptada aos ensinamentos católicos, e esse novo sistema de crenças pôde florescer.

Mais recentemente, o sincretismo religioso pode ser visto em sistemas religiosos como a Nova Era, o Hinduísmo, o Unitarismo e a Ciência Cristã. Essas religiões são uma mistura de vários sistemas de crenças diferentes e estão evoluindo continuamente à medida que as filosofias da humanidade aumentam e diminuem em popularidade.

Aí está o problema, pois o sincretismo depende do capricho do homem, não do padrão das Escrituras. A Bíblia deixa muito claro o que é a verdadeira religião. Pense em apenas algumas coisas declaradas nas Escrituras: "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" (Deuteronômio 6:5; Mateus 22:37); "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6); "Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (João 20:31); e “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

O sincretismo religioso simplesmente não é compatível com o verdadeiro Cristianismo. De fato, qualquer modificação da lei e do princípio bíblicos em prol de uma religião “melhor” é heresia (Apocalipse 22:18-19).

© Copyright Got Questions Ministries