GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que os sete trovões em Apocalipse 10:1-7 significam?"

Resposta:
Os sete trovões aparecem em Apocalipse 10:1-7. Em sua visão apocalíptica, o apóstolo João viu um anjo poderoso caminhando sobre o mar e a terra com um pergaminho na mão. O anjo deu um grito como o rugido de um leão, e então as vozes dos sete trovões falaram. Quando João estava prestes a escrever o que disseram, uma voz do céu disse-lhe: “Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas” (Apocalipse 10:4).

O incidente das sete vozes estrondosas ocorre no interlúdio entre a sexta e a sétima trombetas. Os sete trovões não são apenas o ruído normal de um trovão, mas vozes semelhantes a trovões comunicando uma mensagem. A palavra grega traduzida como “trovão” significa “rugir”. O trovão é frequentemente uma marca de julgamento nas Escrituras como em 1 Samuel 2:10, 2 Samuel 22:14 e em vários outros lugares em Apocalipse (Apocalipse 8:5; 11:19; 16:18), então essas sete vozes poderosas estão clamando pelo julgamento de Deus sobre a terra pecaminosa. O trovão representa a voz de Deus. O Salmo 18:13 diz: “O Senhor trovejou a sua voz; e havia saraiva e brasas de fogo.”

Outra evidência de que os sete trovões são a voz de Deus está em Apocalipse 4:5: “E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.” Novamente a voz de Deus é descrita como estrondos que mostram o poder, majestade e glória de nosso poderoso Senhor. Nesse versículo, João viu uma prévia da ira divina a ser derramada sobre a terra, conforme descrita na íntegra nos capítulos 16 a 19 de Apocalipse.

Quando João estava prestes a escrever as palavras dos sete trovões, uma voz do céu o ordenou a selar o que foi revelado por eles. O mesmo trono que emite relâmpagos e estrondos de trovão emite uma ordem para manter em segredo o que as vozes revelaram. A razão para o selo não é fornecida, mas pode ser que o julgamento tenha sido simplesmente assustador demais para ser registrado. O conteúdo da mensagem nunca é revelado nas Escrituras, então não podemos especular sobre isso. Os sete trovões são as únicas palavras do Apocalipse que estão seladas.

© Copyright Got Questions Ministries