GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que devo querer servir a Deus?"

Resposta:
O fato de que devemos servir a Deus é óbvio na Escritura (ver Lucas 4:8). Por que devemos querer servir a Deus é uma questão mais difícil. Todo cristão que escuta essa pergunta pode dar uma razão diferente para servir a Deus, já que pessoas diferentes são motivadas por coisas diferentes. No entanto, a Bíblia deixa claro que, quando uma pessoa está em um relacionamento real com Deus, ela servirá a Deus. Devemos querer servir a Deus porque o conhecemos; uma parte inerente de conhecê-lo é um desejo de servi-lo.

Sempre tem sido a intenção de Deus fazer-nos como o Seu Filho, Jesus (Romanos 8:29). Quando observamos a vida de Jesus, não há como negar que Ele era um servo. A vida inteira de Jesus estava centrada em servir a Deus - ensinando, curando e proclamando o Reino (Mateus 4:23). Ele não veio "para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Então, na noite de sua prisão, Jesus lavou os pés dos discípulos, deixando-os com um ensinamento final para servir uns aos outros: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (ver João 13:12-17). Então, se servir é tão importante para Jesus, e Deus quer que sejamos como Ele, então é bem óbvio que servir deve ser importante para nós também.

O serviço genuíno não pode ser separado do amor. Podemos estar até fazendo coisas para servir a Deus, mas, se nossos corações não estiverem de acordo, estamos deixando de enxergar algo importante. 1 Coríntios 13 deixa claro que, a menos que nosso serviço seja enraizado no amor, ele não tem sentido. Servir a Deus só por obrigação ou dever, se não por amor a Deus, não é o que Ele deseja. Em vez disso, servir a Deus deve ser a nossa resposta natural e cheia de amor Àquele que nos amou primeiro (veja 1 João 4:9-11).

O apóstolo Paulo é um ótimo exemplo de como ter uma relação com Deus através de Cristo resulta em uma vida de serviço. Antes de sua conversão, Paulo perseguiu e matou crentes, pensando que estava servindo a Deus. No entanto, depois de ter encontrado Jesus no caminho de Damasco, ele imediatamente dedicou o resto de sua vida a servir verdadeiramente a Deus ao espalhar o evangelho de Jesus Cristo (ver Atos 9:20). Paulo descreve essa transformação em 1 Timóteo 1:12-14: "Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus." Quando Paulo tomou conhecimento do amor e da graça que Deus lhe deu, a sua resposta foi servir a Deus.

A Bíblia oferece várias motivações para o nosso serviço. Queremos servir a Deus porque estamos "recebendo nós um reino inabalável" (Hebreus 12:28), porque nosso serviço "supre a necessidade dos santos" (2 Coríntios 9:12), porque nosso serviço prova nossa fé e faz com que outros louvem a Deus (2 Coríntios 9:13), e porque Deus vê e recompensa nosso trabalho de amor (Hebreus 6:10). Cada uma dessas é uma boa razão para servir a Deus.

Só podemos distribuir o que primeiramente recebemos. A razão pela qual podemos amar e servir a Deus é que Ele primeiro nos amou e nos serviu através de Jesus Cristo. Quanto mais conhecemos e experimentamos o amor de Deus em nossas próprias vidas, mais propensos seremos de servi-lo por amor. Se você deseja querer servir a Deus, o segredo é conhecê-lo! Peça ao Espírito Santo que revele mais de Deus para você (João 16:13). Quando realmente conhecemos a Deus, o qual é amor (1 João 4:8), a nossa resposta natural é o desejo de amar e de servi-lo.

© Copyright Got Questions Ministries