GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre uma separação experimental em um casamento?"

Resposta:
Quando um casal entra na aliança do casamento, a Bíblia nos diz que Deus os une em uma só carne. “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6). O casamento deve ser um compromisso por toda a vida, não uma solução temporária para a solidão ou outras necessidades emocionais. Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16) e nunca pretende que um casal se separe depois de casados (Mateus 19:8).

Porque a separação, seja legal ou física, envolve a divisão de um casal, ela desagrada a Deus. 1 Coríntios 7:10–11 diz: “Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher.” A separação nunca é uma situação ideal, mas, por causa do pecado, às vezes é necessária. Se um cônjuge ou filho estiver sendo abusado fisicamente, por exemplo, ele ou ela deve imediatamente procurar ajuda fora de casa e separar-se do agressor até que a ajuda e o tratamento apropriados tenham sido fornecidos a todas as partes (veja nosso artigo "Qual é a perspectiva bíblica sobre a violência doméstica?" para saber mais sobre isso). Oração e conselho de seu pastor também são necessários para a restauração do casamento e da família.

Os votos matrimoniais não devem ser tomados de ânimo leve, e a separação não deve ser feita casualmente. Muitos casais decidem fazer uma “separação experimental” para descobrir o que realmente querem da vida, mas a fazem sem qualquer tentativa de reconstruir o casamento durante esse período. Em vez de reconstruir a família com base na fé em Cristo, eles se distanciam até que finalmente se divorciam. Isso não está no plano perfeito de Deus para o casamento e a família, mesmo que tenha se tornado aceitável em algumas culturas. “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol” (Eclesiastes 9:9).



© Copyright Got Questions Ministries