GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que Jesus quis dizer quando falou: ‘Se me amais, guardareis os meus mandamentos’?"

Resposta:
Na noite antes da Sua crucificação, Jesus Cristo deu um longo e íntimo ensinamento a Seus discípulos. Essa conversa no cenáculo ocorre logo após o Senhor anunciar que um dos discípulos vai traí-lo e Judas sai da sala. Dentro da instrução, Jesus diz: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15). O significado inconfundível da passagem é que a obediência aos mandamentos de Cristo é um símbolo e prova do nosso amor por Ele.

A conexão entre o amor a Cristo e a obediência a Ele é um tema constante nos escritos do Apóstolo João: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos” (1 João 5:2-3). Na mesma conversa no cenáculo, João cita Jesus dizendo mais uma vez: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (João 14:21; veja também 15:14).

O que Jesus quer dizer quando fala: "Guarde os meus mandamentos"? Será que está se referindo a uma lista de regras e leis como os Dez Mandamentos ou a outra coisa? As palavras que João usou na língua original não devem ser entendidas apenas como obediência a uma lista de instruções morais. Estes "mandamentos" abrangem todas as palavras e ensinamentos de Jesus, que, na verdade, são as palavras de Deus Pai: “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou” (João 14:23-24).

Esses mandamentos abrangem todo o escopo da revelação de Cristo: "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós" (João 8:31-37; veja também João 12:44-50). Somente aqueles que crêem e aceitam a verdade de quem é Jesus (João 14:6) são livres e, portanto, "permanecem na Palavra", ou seja, guardam os Seus mandamentos. Em oração a Deus, Seu Pai, Jesus diz: "Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra" (João 17:6).

Imediatamente depois de declarar "Se me amais, guardareis os meus mandamentos", Jesus diz: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" (João 14:16). Jesus sabe que para cumprir os Seus mandamentos neste mundo caído, é necessária uma fonte divina de poder através da presença do Espírito Santo habitando em nós.

Graças a Deus, temos um modelo para amar Jesus e guardar os Seus mandamentos: o amor de Jesus Cristo e a Sua vida de obediência ao Pai (João 14:31). Obedecer aos mandamentos de Cristo significa seguir o exemplo de Jesus (João 13:15-16). Amar Jesus não é apenas um sentimento; é uma relação ativa, permanente e contínua de seguimento e obediência ao nosso amoroso Mestre: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos" (1 João 2:3).

© Copyright Got Questions Ministries