GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Satanás existe?"

Resposta:
A Bíblia nos informa explicitamente sobre a existência de Satanás. Entre outras coisas, ele é descrito como o inimigo do homem (Gênesis 3:15), pai da mentira (João 8: 44b) e o acusador (Apocalipse 12:10). O próprio nome "Satanás" significa "adversário". Isaías 14:12-17 explica que Satanás era originalmente um ser angélico, mas foi expulso do céu quando decidiu que queria a honra e o culto devidos apenas a Deus (veja também Ezequiel 28:11-17).

Desde que foi expulso do céu (juntamente com os anjos que também escolheram se rebelar), Satanás tem tido como o seu propósito se opor a Deus e guiar o povo da Terra a se rebelar também. Satanás tem uma certa autoridade neste mundo, por isso é chamado de "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4) e "o príncipe da potestade do ar" (Efésios 2:2). É por isso que devemos ser "sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar"(1 Pedro 5:8).

Uma grande maneira que Satanás causa estragos em nossas vidas é através do engano. Quando Satanás nos engana sobre quem é Deus, quem Deus diz que somos e quem ele é, ele ganha poder e autoridade em nossas vidas. "Satanás não existe" é uma das mentiras mais potentes que Satanás conta.

Na criação, Deus deu autoridade à humanidade sobre a terra (Gênesis 1:28). Quando Adão e Eva voluntariamente desobedeceram a Deus, abriram mão de parte da autoridade que tinham. Ao ouvirem Satanás, eles se subjugaram ao diabo. No entanto, na cruz, Jesus despojou Satanás de sua autoridade: "Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso" (João 12:31). "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo" (1 João 3:8). Satanás não tem mais autoridade sobre os que estão em Cristo, exceto quando escolhem dar-lhe autoridade ao crerem nas suas mentiras.

Muita desinformação sobre Satanás vem de Hollywood e de outras fontes erradas. É imperativo que leiamos a Bíblia para encontrarmos a verdade sobre este e outros assuntos. A Bíblia claramente nos diz que Satanás existe, e nos informa sobre como ele opera. Não temos motivos para sermos intimidados por Satanás, pois o seu poder é infinitamente inferior ao de Deus, mas a Bíblia nos ensina a não sermos ingênuos em nossa batalha espiritual (Efésios 6:10-18). A chave é submeter-se a Deus e resistir ao diabo (Tiago 4:7), sabendo que Cristo o derrotou de uma vez por todas na cruz e o fim eterno de Satanás é certo (Apocalipse 19:20).

© Copyright Got Questions Ministries