GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa santificado seja o teu nome na Oração do Senhor?"

Resposta:
A Oração do Senhor, registrada em Mateus 6, começa com: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9). Santificar algo é torná-lo sagrado ou separá-lo. Jesus ensinou Seus seguidores a orar para que Deus Pai “santificasse” o Seu nome. Significativamente, este pedido vem em primeiro lugar. É de primordial importância para que Deus santifique o Seu nome.

De que maneira queremos que Deus santifique o Seu nome? De que maneira o Seu nome deve ser separado ou santificado? Um escritor explica isso como sendo um pedido para que Deus aja de uma maneira que demonstre visivelmente a Sua santidade e glória (Albert Mohler em The Prayer That Turns the World Upside Down: The Lord’s Prayer as a Manifesto for Revolution, A Oração que Vira o Mundo de Cabeça para Baixo: a Oração do Senhor como um Manifesto para a Revolução, página 61 em inglês). Deus demonstra a Sua santidade no mundo ao criar um povo santo que invocará o Seu nome, proclamará o evangelho e realizará boas obras (Efésios 2:10).

Ninguém gosta de ter seu nome esquecido, escrito incorretamente ou pronunciado incorretamente. Nossos nomes fazem parte da nossa identidade e valor individual. Valorizamos ter um “bom nome”, ou seja, uma reputação irrepreensível. De maneira semelhante, o nome de Deus fala da Sua identidade, Seu caráter e Suas ações. Quando Davi diz: “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”, ele está se referindo à ação de Deus de santificar o Seu nome na maneira como Ele nos guia (Salmo 23:3; cf. Isaías 48:9-11 e Ezequiel 20:14). O nome de Deus – Seu caráter e reputação – deve ser separado como santo neste mundo, e é por isso que Jesus nos ensina a orar.

O pedido “santificado seja o teu nome” vem primeiro na Oração do Senhor. Imediatamente, Jesus remove o foco de nós e volta nossa atenção para Deus. Tudo se trata dEle, da Sua santidade e da Sua obra no mundo. Jesus nos ensinou a começar nossas orações reconhecendo o Deus a quem oramos. Ele é um Pai amoroso que nos convida à Sua presença. Ele realmente Se importa conosco. Deus é santo e digno de toda honra, e a nossa primeira prioridade é orar para que o mundo veja quão santo e glorioso Ele é.

Em outra ocasião, Jesus orou por Seus seguidores: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade” (João 17:15-19). A palavra santificar na Oração Sacerdotal de Jesus é uma tradução da mesma palavra grega traduzida como “santificado” em Mateus 6:9. Jesus orou isso especificamente por Seus discípulos, mas também por aqueles que creriam nEle por meio da mensagem deles – ou seja, todos os que depositariam a sua fé em Jesus Cristo (João 17:20). Como filhos de Deus (João 1:12), somos chamados a ser santos como Ele é santo (1 Pedro 1:16).

1 Pedro 3:15 nos diz: “santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração”. Reverenciar neste versículo é outra tradução da palavra grega para “santificado”. Uma das maneiras pelas quais santificamos o nome de Deus é reconhecer Jesus como Senhor e viver nossas vidas para honrar a Deus. Inclinamos nossos corações para Ele, colocamos nossa esperança nEle, obedecemos a Ele e compartilhamos sobre Ele com os outros. Que possamos seguir a oração modelo de Jesus, e que “santificado seja o teu nome” seja o verdadeiro desejo dos nossos corações.

© Copyright Got Questions Ministries