GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa render-se a Deus?"

Resposta:
Este mundo é um campo de batalha. Desde a queda do homem no Jardim do Éden (Gênesis 3:17-19), o mundo que Deus criou está em conflito com Ele (Romanos 8:20-22). Satanás é chamado de "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4) e, devido ao pecado de Adão, nascemos em sua equipe (Romanos 5:12). John Bunyan retratou esse conflito em sua alegoria A Guerra Santa. O Príncipe Emanuel cerca a cidade de Alma Humana para arrancá-la do poder de Diabolus. Infelizmente, os cidadãos de Alma Humana estão cegamente comprometidos com Diabolus e lutam contra Emanuel, para o seu próprio dano.

Quando atingimos a idade em que podemos fazer escolhas morais, devemos escolher entre seguir nossas próprias inclinações pecaminosas ou buscar a Deus (veja Josué 24:15). Deus promete que quando O buscarmos de todo o coração, nós O encontraremos (Jeremias 29:13). Quando O encontramos, temos uma escolha a fazer: continuamos seguindo as nossas próprias inclinações ou nos rendemos à Sua vontade?

A rendição é um termo de batalha. Implica abrir mão de todos os direitos ao conquistador. Quando um exército adversário se rende, eles depõem as armas e os vencedores assumem o controle a partir de então. Entregar-se a Deus funciona da mesma maneira. Deus tem um plano para nossas vidas, e rendermo-nos a Ele significa que deixamos de lado os nossos próprios planos e buscamos ansiosamente os Seus. A boa notícia é que o plano de Deus para nós é sempre do nosso interesse (Jeremias 29:11), ao contrário dos nossos próprios planos que muitas vezes levam à destruição (Provérbios 14:12). Nosso Senhor é um vencedor sábio e benéfico; Ele nos conquista para nos abençoar.

Existem diferentes níveis de rendição, todos os quais afetam o nosso relacionamento com Deus. A rendição inicial à atração do Espírito Santo leva à salvação (João 6:44; Atos 2:21). Quando deixamos de lado nossas próprias tentativas de ganhar o favor de Deus e confiamos na obra consumada de Jesus Cristo em nosso favor, nós nos tornamos filhos de Deus (João 1:12; 2 Coríntios 5:21). Mas há momentos de maior rendição durante a vida de um cristão que trazem uma intimidade mais profunda com Deus e maior poder no serviço. Quanto mais áreas de nossas vidas entregarmos a Ele, mais espaço haverá para o enchimento do Espírito Santo (Efésios 5:18). Quando estamos cheios do Espírito Santo, exibimos traços do Seu caráter (Gálatas 5:22). Quanto mais nos rendemos a Deus, mais nossa velha natureza de auto-adoração é substituída por uma que se assemelha a Cristo (2 Coríntios 5:17).

Romanos 6:13 diz que Deus exige que entreguemos a totalidade de nós mesmos; Ele quer o todo, não uma parte: “nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.” Jesus disse que Seus seguidores devem negar a si mesmos (Marcos 8:34)— outro chamado para se render.

O objetivo da vida cristã pode ser resumido em Gálatas 2:20: “… logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Tal vida de entrega é agradável a Deus, resulta na maior realização humana e colherá recompensas finais no céu (Lucas 6:22-23).



© Copyright Got Questions Ministries