GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Qual é o significado de ‘remir ou aproveitar o tempo’ em Efésios 5:16?"

Resposta:
Efésios 5:15-16 diz: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus." A frase remindo o tempo também é encontrada em Colossenses 4:5: "Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades." Em ambas as passagens, remir ou aproveitar o tempo está relacionado à sabedoria em como "andamos", ou seja, como vivemos.

Remir algo significa comprá-lo de volta, recuperar sua posse. O tempo é um presente de Deus, e nenhum de nós sabe quanto tempo temos. Só Deus sabe quanto tempo cada um de nós tem nesta terra para tomar decisões que impactarão a eternidade (Salmo 139:16). Quando Deus diz que devemos "remir o tempo", Ele quer que vivamos em constante consciência desse relógio e aproveitemos ao máximo o tempo que temos. Em vez de desperdiçar nossos dias em atividades frívolas que não deixam vestígios duradouros, as Escrituras nos instruem a sermos diligentes em fazer o bem (Tito 3:8).

O contexto do mandamento de remir o tempo nos ajuda a entender esse conceito e por que é importante: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,

remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:15-18). Remir o tempo significa que somos cuidadosos em nossa maneira de viver. Buscamos e usamos a sabedoria (veja Provérbios 2:1-15). Aproveitamos todas as oportunidades e as usamos para a glória de Deus. Avaliamos os nossos planos e nos certificamos de que estejam de acordo com a vontade de Deus. Além disso, evitamos atividades inúteis e prejudiciais, como ficar bêbado. Por que devemos viver assim? "Porque os dias são maus" (Efésios 5:16). Devemos vencer o mal com o bem (Romanos 12:21).

Jesus ensinou a Seus discípulos a necessidade de remir o tempo: "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar" (João 9:4). Jesus foi diligente no cumprimento de Sua missão. As distrações eram tão frequentes como agora, mas Ele não deixou que nenhuma delas o impedisse de pregar e ensinar a Palavra de Deus. É por isso que Cristo veio (Lucas 4:43). Embora tenha passado apenas 33 anos nesta terra, Jesus mudou o mundo para sempre porque remiu o tempo.

Podemos aprender a remir o tempo quando nos conscientizamos do fato de que talvez não tenhamos um outro dia. Como cristãos, devemos viver como se estivéssemos morrendo e nos dedicar a tudo o que Deus nos deu para fazer enquanto temos tempo. Tudo o que é feito para Cristo na terra colhe recompensas eternas (Marcos 9:41). O que foi feito para propósitos egoístas e carnais vai queimar e desaparecer (1 Coríntios 3:12-15).

Outra maneira de aprender a remir o tempo é pedir a ajuda de Deus. Devemos começar todas as manhãs entregando o nosso dia ao Senhor e pedindo-lhe que nos ajude a fazer algo naquele dia que tenha valor eterno. Ao começar o nosso dia com a eternidade em mente, nos tornamos mais conscientes dos sussurros espirituais em nosso coração. Procuramos maneiras de honrar o Senhor, ajudar outra pessoa ou usar o nosso tempo de forma produtiva. Quando estamos esperando em um sinal vermelho, podemos orar por nosso próximo. Limpando o chão, podemos adorar cantando. Podemos avaliar nossos dons e interesses e procurar maneiras de usá-los para o reino de Deus. Ser voluntário, servir na igreja, administrar um ministério, conduzir estudos bíblicos em cadeias e prisões e estudar para ser “aprovado por Deus” são todas as maneiras pelas quais podemos remir o nosso tempo (2 Timóteo 2:15).

Tiago 4:14 nos diz que nossas vidas terrenas nada mais são do que uma névoa que aparece e depois evapora rapidamente. Nosso dinheiro e nossas posses serão deixados nas mãos de outra pessoa. Nossos empregos serão preenchidos por outros. Nossas famílias podem se lembrar de nós com carinho, mas continuarão com suas vidas que não nos incluem. Tudo o que resta de nossas vidas na terra é o que foi investido na eternidade. No final, tudo o que importa é o que fizemos ou deixamos de fazer para remir o tempo (Salmo 102:3; 144:4).

© Copyright Got Questions Ministries