GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa regozijar-se sempre? (1 Tessalonicenses 5:16)?"

Resposta:
O comando para “regozijar-se sempre” é encontrado em 1 Tessalonicenses 5:16. Podemos entender melhor o que exatamente significa regozijar-se sempre quando lemos o comando no contexto. Ou seja, precisamos entender o que procede e o que segue as palavras regozijai-vos sempre para compreender plenamente a mensagem de Paulo aos tessalonicenses e a nós.

A intenção primária de Paulo era exortar e confortar os crentes tessalonicenses. Em 1 Tessalonicenses 5, ele os encoraja a viver diariamente de uma maneira que agrade a Deus. Paulo os adverte para estarem sempre preparados para a volta de Cristo (versículos 4–6). Ele conclui a sua epístola com uma lista de tarefas para ajudar a igreja em sua vida diária e no relacionamento uns com os outros:

• Confortar e edificar uns aos outros (1 Tessalonicenses 5:11)
• Respeitar todos os líderes (versículos 12–13)
• Advertir os indisciplinados, consolar os tímidos, apoiar os fracos e ser pacientes uns com os outros (versículo 14)
• Tratar a todos com bondade (versículo 15)
• Regozijar-se sempre (versículo 16)
• Orar sem cessar (versículo 17)
• Dar graças (versículo 18)
• Não apagar o Espírito (versículo 19)
• Testar todos os ensinamentos (versículos 20–21)
• Evitar o mal (versículo 22)

Essas exortações são um grande lembrete para todos os cristãos. Nossas circunstâncias e sentimentos nunca devem nos impedir de nos alegrar, orar, dar graças, mostrar respeito ou agir com bondade.

Quando nos ajustamos ao modo de Deus de pensar e de nos relacionarmos com os outros, somos lembrados de que, como cristãos, podemos até nos alegrar em meio às provações e sofrimentos por causa do padrão estabelecido por Cristo Jesus, que “em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia” (Hebreus 12:2). Jesus nos mostrou que o sofrimento precede a glória. E o sofrimento e a ressurreição de Jesus garantiram um futuro alegre para todos os que foram redimidos. Em Cristo, podemos nos regozijar sempre.

Nossa exortação para alegrar-nos sempre também é encontrada em outras partes das Escrituras: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4:4). Regozijar-se não é apenas uma sugestão; é um comando, e para acontecer sempre. Sempre podemos escolher louvar ao Senhor.

A alegria é um fruto do Espírito (Gálatas 5:22). Se estamos sempre cheios do Espírito, e o Espírito nos faz regozijar, segue-se que sempre nos regozijaremos.

Podemos nos regozijar sempre por causa da salvação de Deus. Ninguém e nada pode tirar a nossa salvação (veja Romanos 8:37–39). Aqueles que crêem em Cristo são filhos de Deus, e nada pode mudar isso.

Podemos nos alegrar sempre, mesmo na perseguição, porque acreditamos nas promessas de Deus. Os apóstolos foram presos e açoitados por pregar o nome de Cristo, mas quando deixaram o Sinédrio, estavam “regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome” (Atos 5:41). Obviamente, os apóstolos se lembraram da declaração de Jesus em Mateus 5:11–12: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” A perspectiva eterna nos ajuda a nos regozijarmos sempre.

Podemos nos regozijar sempre, sabendo que “a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10). Podemos nos regozijar sempre, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Podemos nos alegrar sempre, sabendo que “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11:29). Podemos nos regozijar sempre, sabendo que um dia habitaremos a Nova Jerusalém, veremos o Senhor face a face e viveremos em um dia perpétuo (veja Apocalipse 22:1–5).

Nossa alegria deve estar no que o Senhor fez, continua a fazer e fará no futuro, independentemente de nossas circunstâncias ou sentimentos. Nossa esperança está no Senhor, pois Ele é a nossa rocha e a nossa salvação (Salmo 62:6). Isso por si só é motivo suficiente para alegrar-se sempre.

© Copyright Got Questions Ministries