GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "É errado querer ser famoso?"

Resposta:


Em nossa era de celebridade, a atração pela fama pode parecer esmagadora. Os famosos parecem ter tudo, e às vezes nos encontramos cobiçando o que têm (ou parecem ter). Quando avaliamos se um desejo é certo ou errado, temos que olhar para a nossa motivação. 1 Coríntios 10:31 diz: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” Essa instrução é nosso padrão para avaliar nossos próprios motivos. Podemos olhar para qualquer desejo e nos perguntar: "Quero isso para a glória de Deus ou para a minha?" É fácil dizer a nós mesmos que poderíamos glorificar mais a Deus sendo famosos. Afinal, mais pessoas não ouviriam nossa mensagem se tivéssemos uma plataforma maior?

Jesus nos dá um grande exemplo em João 6. Ele havia acabado de alimentar mais de 5.000 pessoas, de curar os doentes e de realizar outros milagres. O povo ficou emocionado. Acreditavam que Ele era Aquele que finalmente os livraria da opressão do domínio romano. A fama de Jesus estava no auge, e as multidões estavam prontas para coroá-lo rei. Mas o versículo 15 diz: “Percebendo, pois, Jesus que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o fazerem rei, tornou a retirar-se para o monte, ele sozinho.”

Imagina a situação. Jesus teve a oportunidade de ser lançado à fama e à fortuna. Uma certa lógica diz que, se Jesus fosse famoso, poderoso e rico, as pessoas dariam mais atenção à Sua mensagem. Se fosse rei, poderia glorificar a Deus ainda mais. Isso faz sentido de uma perspectiva terrena, mas Jesus disse “não” à coroação. Não era o plano de Deus, então Jesus escolheu o caminho mais difícil. O objetivo de Jesus em tudo que fez foi buscar a vontade de Seu Pai e cumpri-la (João 4:34; 8:29; Lucas 22:42). Ele disse em João 8:50: "Eu não busco a minha glória." Já que Jesus é nosso modelo, esse deve ser nosso objetivo também.

Algumas pessoas têm uma plataforma mundial para glorificar a Deus. Outros O servem em aparente obscuridade. Ambos são iguais em importância no reino de Deus (Mateus 5:19; 25:14-15). O desejo de fama não é errado em si mesmo, se o desejarmos pelas razões certas. A maioria de nós não teria a motivação adequada. Se formos honestos, nosso desejo de fama é para glorificarmos a nós mesmos (Tiago 4:3; 1 Timóteo 6:9). Entretanto, os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (Isaías 55:8-9). Ele escolhe os humildes para realizar coisas de valor eterno. Ele escolhe verdades simples para confundir aqueles que pensam que são sábios (1 Coríntios 1:27–28). Ele faz tudo para que “nenhum mortal se glorie na presença de Deus” (1 Coríntios 1:29). Esse deve ser o clamor do nosso coração a Ele: “Senhor, que minha carne nunca se glorie em Tua presença”.

Quando nos propusemos a manter nossos corações humildes diante do Senhor, Ele promete nos exaltar à Sua maneira, em Seu tempo (Tiago 4:10; 1 Pedro 5:6). Se Ele puder nos usar melhor nos tornando famosos, então a fama virá em nosso caminho. Mas a fama traz seus próprios desafios. Muitos famosos alertam que a fama não é tudo o que parece. Há dores de cabeça e de coração que vêm com a fama que muitos não podem suportar. Deus quer o melhor para cada um de seus filhos. Quando buscamos a Sua fama acima da nossa, podemos confiar que Ele nos guiará pelo caminho que escolheu para nós (Salmo 37:4; Provérbios 3:5-6). Seu caminho, ao contrário do caminho do mundo, inclui recompensas que duram por toda a eternidade (Mateus 6:4; Lucas 6:35; Efésios 6:8; Provérbios 19:17).

© Copyright Got Questions Ministries