GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quem escreveu a Bíblia?"

Resposta:
É correto dizer que Deus escreveu a Bíblia. De acordo com 2 Timóteo 3:16, a Escritura é "inspirada" por Deus. Em toda as Escrituras, é óbvio que Deus está sendo citado: mais de 400 vezes na Bíblia, encontramos as palavras "assim diz o Senhor". A Bíblia se refere a si mesma como a Palavra de Deus dezenas de vezes (por exemplo, Salmo 119; Provérbios 30:5; Isaías 40:8; 55:11; Jeremias 23:29; João 17:17; Romanos 10:17; Efésios 6:17; Hebreus 4:12). Diz-se que a Bíblia procede da boca de Deus (Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4).

No entanto, dizer que Deus escreveu a Bíblia não significa que Ele pegou uma caneta e pergaminho nas mãos e escreveu fisicamente o texto das Escrituras. Sua "escrita" das Escrituras não foi uma ação física de Sua parte. Em vez disso, a autoria de Deus foi realizada por meio do processo de inspiração à medida que escritores humanos escreveram a mensagem de Deus.

Portanto, também é correto dizer que homens inspirados por Deus escreveram a Bíblia. A doutrina da inspiração da Escritura ensina essencialmente que Deus "supervisionou" os autores humanos da Bíblia para que seus estilos individuais fossem preservados, mas o resultado final foi exatamente o que Deus queria. Quando Mateus, por exemplo, sentou-se para escrever um relato do ministério de Jesus, ele confiou em sua memória (por ter sido uma testemunha ocular dos eventos que registrou) com a ajuda do Espírito Santo (João 14:26), mantendo em mente o seu público leitor (Mateus escreveu para um público judeu). O resultado foi o Evangelho de Mateus — uma narrativa cheia do vocabulário de Mateus, da gramática de Mateus, da sintaxe de Mateus e do estilo de Mateus. No entanto, era a Palavra de Deus. O Espírito guiou tanto a escrita de Mateus que tudo o que Deus queria dizer foi dito, e nada foi incluído que Deus não pretendesse dizer.

Pedro descreveu o processo de inspiração da seguinte maneira: "porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21). O profeta Jeremias falou sobre inspiração quase como uma compulsão para escrever a mensagem de Deus: "então isso se tornou em meu coração como um fogo, encerrado nos meus ossos. Estou cansado de sofrer e não posso mais" (Jeremias 20:9). Não havia como escapar; Deus queria Se comunicar, então Jeremias teve que escrever.

Nem todo livro da Bíblia especifica quem o escreveu. Por exemplo, o autor do livro de Hebreus é desconhecido. Para muitos livros da Bíblia, simplesmente não há como ter certeza de quem é o autor humano. Mas isso não muda aquilo de que temos certeza, ou seja, quem é o Autor Divino.

Escritores famosos ao longo da história têm usado amanuenses, ou secretários, para produzir sua literatura. O poeta John Milton ficou cego aos 44 anos. Todo o seu Paraíso Perdido foi ditado a amigos e parentes — qualquer um que escrevesse para ele — e foi assim que todo o épico foi registrado (um total de 10.550 versos de poesia). Mesmo que o próprio Milton não tenha usado a caneta, ninguém questiona que o Paraíso Perdido seja sua obra. Compreendemos a função de um amanuense. Embora Deus não tenha "ditado" Sua Palavra aos autores humanos, o princípio é semelhante. Deus, o Autor Supremo da Bíblia, usou agentes humanos como Seus "amanuenses", e o resultado foi a Palavra de Deus divinamente inspirada.

© Copyright Got Questions Ministries