GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quem Deus diz que eu sou?"

Resposta:
Muitos de nós perdemos tempo nos preocupando com o que os outros pensam de nós. Queremos ser valorizados, amados, respeitados e admirados. Mas por que basear nossa identidade e senso de valor próprio nas opiniões de outros seres imperfeitos quando a visão de Deus sobre nós é a única que realmente importa? A pergunta mais importante que podemos fazer sobre a nossa identidade é esta: Quem Deus diz que eu sou? A Bíblia contém as únicas respostas confiáveis sobre quem somos em Cristo e o que Deus pensa de nós que nascemos de novo.

Em primeiro lugar, Deus diz que sou Seu filho amado: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo" (1 João 3:1). Deus não é tímido em expressar o Seu amor sem limites por nós; Ele repetidamente afirma nas Escrituras que nascemos de Deus e somos Seus próprios filhos preciosos (João 1:12-13; 2 Coríntios 6:17-18; Gálatas 3:26; Romanos 8:17; Isaías 43:1).

Deus diz que sou escolhido, adotado em Sua família por meio de Jesus Cristo para ser o Seu filho para sempre: “… assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (Efésios 1:4-6; veja também 1 Tessalonicenses 1:4; 2:13).

Deus diz que sou valioso. Ele me chama de Sua obra: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Não somos pedaços aleatórios de barro. Deus diz que somos o resultado da Sua habilidade artística. Deus nos fez à Sua própria imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27; 5:1; 9:6; Tiago 3:9).

Deus diz que estou redimido. Somos tão valiosos para Deus que Ele nos comprou com o precioso sangue de Seu Filho, Jesus Cristo: “… sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:18-19). Através do sangue de Jesus Cristo somos perdoados e libertos do pecado: “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Efésios 1:7; veja também Gálatas 5:1; 1 Coríntios 6:20; 1 João 1:9).

Deus diz que sou uma nova pessoa em Jesus Cristo. Por meio da Sua salvação, ganhamos uma identidade e vida totalmente novas: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17; veja também Efésios 4:24). Ele diz que eu sou a justiça de Deus em Jesus Cristo (2 Coríntios 5:21), um templo vivo para o Seu Espírito Santo (1 Coríntios 3:16) e um santo (Efésios 2:19; Filipenses 4:21).

Deus diz que sou Seu amigo. Por meio de um relacionamento com Jesus, Deus compartilha Seu coração conosco: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15:15).

Deus diz que sou Seu embaixador (2 Coríntios 5:20; Efésios 6:20), Sua luz nas trevas e Seu testemunho ao mundo (Mateus 5:13-16; Atos 1:8; Efésios 5:8). Deus nos confiou a tarefa de fazer discípulos (Mateus 28:19).

Deus diz que sou um membro do corpo de Jesus Cristo: “… a saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Efésios 3:6; veja também 5:30). Porque eu pertenço a Cristo—unido com Ele em Sua vida, morte, ressurreição e glorificação (João 15:1-10; Romanos 6:4-6; Efésios 2:6)—Deus diz que eu sou um herdeiro do Seu Reino e Sua glória (Gálatas 4:7; Efésios 1:11; Romanos 8:17), um cidadão do céu (Filipenses 3:20).

Deus diz que sou extremamente amado: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8; veja também 8:31–39; João 3:16–17). Tão grande é o Seu amor por nós que Ele misericordiosamente nos deu a vida: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos” (Efésios 2:4-5).

Quanto mais estudamos a Palavra de Deus, mais descobrimos quem somos em Cristo. Somos transformados na pessoa que Deus diz que somos quando fazemos de Jesus Cristo o objetivo de nossas vidas: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Coríntios 3:18; veja também Romanos 8:29; 12:2; Filipenses 1:6; Efésios 4:15).



© Copyright Got Questions Ministries