GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que acontecerá quando Jesus retornar?"

Resposta:
A segunda vinda de Cristo é mencionada muitas vezes nas Escrituras, com mais de 1.500 passagens no Antigo Testamento e um em cada 25 versículos do Novo Testamento mencionando o retorno do Messias. A grande quantidade de material dedicado a este importante evento ressalta o que Deus diz em Amós 3:7: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.”

Em suma, o retorno de Cristo inaugura o que é referido como o reino de Deus nas Escrituras - o governo absoluto de Deus sobre Sua criação, inclusive a humanidade. Para conseguir isso, Jesus introduz dois julgamentos diferentes, duas ressurreições diferentes e duas eternidades diferentes.

Quando Jesus retornar, Ele estará pronto para a guerra (Apocalipse 19:11–16). As nações serão reunidas para lutar contra Jerusalém (Zacarias 14:2) no que chamamos de batalha do Armagedom. Mas esse será o dia em que Jesus voltará: “Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, que está em frente de Jerusalém, para o leste. O monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do leste ao oeste, formando um grande vale. Metade do monte se afastará para o norte, e a outra metade, para o sul” (Zacarias 14:4). Será um dia único na história do mundo: “Naquele dia, não haverá luz, mas frio e gelo. Mas será um dia singular, um dia conhecido do Senhor. Não haverá separação entre dia e noite, pois mesmo depois de anoitecer ainda será dia claro” (Zacarias 14:6–7). Os inimigos de Deus serão derrotados, e o Anticristo e o falso profeta serão "lançados vivos dentro do lago de fogo que queima com enxofre" (Apocalipse 19:20). Jesus estabelecerá Seu reino e “o Senhor será Rei sobre toda a terra” (Zacarias 14:9).

Ao estabelecer Seu reino na terra, Jesus primeiro estabelecerá um julgamento para aqueles que ainda estiverem vivos após a tribulação e que estiverem na terra na época da segunda vinda. Isso é conhecido como o “julgamento das ovelhas e dos cabritos” ou “julgamento das nações” (Mateus 25:31–46). Aqueles que sobreviverem a este julgamento permanecerão na terra e desfrutarão de um tempo de paz e prosperidade com Cristo por 1.000 anos (referido como o milênio; veja Apocalipse 20:4-6). Aqueles que são considerados culpados neste julgamento são amaldiçoados e enviados ao “fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). Satanás está preso e proibido de agir durante o milênio (Apocalipse 20:1-3).

Durante este tempo também haverá uma ressurreição de todos os que creem em Deus (Apocalipse 20:4-6). Esses crentes ressurretos se juntarão aos crentes que estão vivos no momento da vinda de Cristo e aqueles que Cristo traz consigo do céu, e todos viverão com Jesus durante Seu reinado terreno de 1.000 anos.

No final do milênio, Satanás será libertado e ocorrerá uma batalha final, que será rapidamente vencida por Cristo (Apocalipse 20:7-9). Satanás é então permanentemente enviado ao lago de fogo. Neste ponto, a segunda ressurreição e um outro julgamento ocorrerão. Os descrentes serão ressuscitados e julgados no que é conhecido como o julgamento do grande trono branco; com base em suas obras, eles serão designados para o lago de fogo (Apocalipse 20:11-15).

Portanto, o retorno de Jesus dará início a duas eternidades diferentes - uma com Deus e outra sem Ele. Essa verdade é capturada em dois versículos do livro de Malaquias: “Pois eis que vem o dia, queimando como fornalha. Todos os soberbos e todos os que praticam o mal serão como a palha; o dia que vem os queimará, diz o Senhor dos Exércitos, de modo que não lhes deixará nem raiz nem ramo. Mas para vocês que temem o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas. Vocês sairão e saltarão como bezerros soltos da estrebaria” (Malaquias 4:1–2).

O que acontecerá quando Jesus retornar? O mal é derrotado, a terra é restaurada e Deus vence. Sua resposta ao retorno de Jesus depende do seu relacionamento com Ele. Ou será a maior devastação da história humana ou o cumprimento da Bem-aventurada Esperança (Tito 2:13). A fé em Cristo faz a diferença. “Contudo, quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a terra?” (Lucas 18:8).

© Copyright Got Questions Ministries