GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que a pureza sexual é tão importante?"

Resposta:
Deus deu ao homem e à mulher a alegria e o prazer das relações sexuais dentro dos limites do casamento, e a Bíblia é clara sobre a importância de manter a pureza sexual dentro dos limites dessa união entre marido e mulher (Efésios 5:31). Os seres humanos são bem conscientes do efeito agradável deste presente de Deus, mas, infelizmente, expandiram-no muito além do casamento e em virtualmente qualquer circunstância. A filosofia do mundo secular de "se sentir bem, faça" permeia culturas, especialmente no Ocidente, ao ponto da pureza sexual ser vista como arcaica e desnecessária.

No entanto, observe o que Deus diz sobre a pureza sexual. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus…. porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (1 Tessalonicenses 4:3–5, 7). Esta passagem descreve as razões de Deus para pedir por pureza sexual na vida de Seus filhos.

Primeiro, somos "santificados" e, por essa razão, devemos evitar a imoralidade sexual. A palavra grega traduzida “santificado” significa literalmente “purificado, tornado santo, consagrado [a Deus]”. Como cristãos, devemos viver uma vida purificada porque fomos santificados através da troca de nossos pecados pela justiça de Cristo na cruz e fomos feitos criaturas completamente novas em Cristo (2 Coríntios 5:17-21). Nossas naturezas antigas, com todas as suas impurezas, sexuais e outras, morreram, e agora a vida que temos é vivida pela fé naquele que morreu por nós (Gálatas 2:20). Continuar em impureza sexual (fornicação) é negar isso, e fazer isso é, de fato, uma razão legítima para questionar se realmente nascemos de novo. A santificação, o processo pelo qual nos tornamos mais e mais semelhantes a Cristo, é uma evidência essencial da realidade de nossa salvação.

Também vemos em 1 Tessalonicenses 4:3-5 a necessidade de controlar nossos corpos. Quando nos entregamos à imoralidade sexual, damos evidências de que o Espírito Santo não está nos preenchendo porque não possuímos um dos frutos do Espírito - o autocontrole. Todos os crentes mostram o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) em maior ou menor grau dependendo de se estão ou não permitindo que o Espírito tenha controle. A “impureza e lascívia” descontroladas são obras da carne (Gálatas 5:19), não do Espírito. Portanto, controlar nossas luxúrias e viver vidas sexualmente puras são essenciais para qualquer um que professe conhecer a Cristo. Ao fazê-lo, honramos a Deus com nossos corpos (1 Coríntios 6:18-20).

Sabemos que as regras e a disciplina de Deus refletem Seu amor por nós. Seguir o que Ele diz só pode nos ajudar durante nosso tempo na terra. Ao manter a pureza sexual antes do casamento, evitamos problemas emocionais que podem afetar negativamente os futuros relacionamentos e casamentos. Além disso, ao manter o leito conjugal puro (Hebreus 13:4), podemos experimentar o amor sem reservas por nossos cônjuges, que é superado apenas pelo enorme amor de Deus por nós.

© Copyright Got Questions Ministries