GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quantos profetas existem na Bíblia?"

Resposta:
Um profeta na Bíblia era alguém que revelava as mensagens de Deus aos outros. Alguns, como Moisés, ouviram diretamente de Deus e transmitiram as palavras por meio da escrita ou da fala. Alguns, como José e Daniel, interpretaram os sonhos e/ou visões de outros. As mensagens podem ser profecias do futuro, mensagens para o ouvinte ou avisos para outros. A vida de um profeta piedoso nunca foi fácil (veja Atos 7:52). Aqui está uma lista dos profetas encontrados na Bíblia:

Profetas no Antigo Testamento
• Noé: Noé foi um profeta porque Deus falou com ele sobre o futuro e Noé possivelmente pregou o julgamento contra os outros. Gênesis 7:1–4; 8:16–17, 21–22; e 9:1–16 registram os momentos em que Deus falou diretamente com Noé. Hebreus 11:7 às vezes é interpretado como significando que Deus disse a Noé para pregar contra as pessoas más de quem vivia perto, mas as palavras “Pela fé...ele condenou o mundo...” também podem significar que a fé de Noé era um exemplo de como deveriam ter agido e prova de que a fé era possível.

• Abraão: Deus falou várias vezes com Abraão. Muitas de suas conversas foram cheias de instrução, mas Deus também deu a Abraão vislumbres do futuro. De fato, em seu primeiro encontro, Deus começou dizendo a Abrão para deixar seu país e viajar para um novo lugar (Gênesis 12:1) e então foi direto para uma bênção que dobrou como uma profecia do futuro (Gênesis 12:2–3).

• Jacó: Em Gênesis 28:10–22, Jacó teve seu sonho da escada para o céu e uma reiteração da promessa de Deus a seu pai Abraão. Em Gênesis 49, Jacó deu uma profecia precisa sobre o futuro dos descendentes de seus filhos.

• José: Em nossa primeira apresentação a José, em Gênesis 37:3–11, ele relatou dois sonhos que teve — profecias de que um dia governaria seus irmãos e pais. Seus sonhos irritaram tanto seus irmãos que o venderam como escravo, o que acabou levando-o a uma posição política tão alta que tiveram que procurá-lo em busca de comida, realizando assim o seu sonho. Antes de chegar a essa posição, porém, José interpretou os sonhos do copeiro e padeiro de Faraó (Gênesis 40) e depois o sonho do próprio Faraó (Gênesis 41:1–40).

• Moisés: Grande parte de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio estão repletos de mensagens de Deus para e por meio de Moisés. Essas mensagens começam em Êxodo 3, quando Deus chamou Moisés da sarça ardente para retornar ao Egito a fim de julgar o faraó e resgatar os israelitas. As profecias de Moisés incluem tanto uma repreensão contra os israelitas quanto previsões do futuro. Deus falou mais com Moisés do que com qualquer outra pessoa na Bíblia.

• Arão: Quando Moisés reclamou que não era um bom orador, Deus fez de seu irmão, Arão, seu porta-voz. Em Êxodo 7:1–7, Arão iniciou sua carreira como profeta de Deus, repreendendo e advertindo os outros.

• Miriã: Em Êxodo 15:20, a irmã de Moisés, Miriã, é identificada como uma profetisa. Não sabemos especificamente qual mensagem Deus deu a ela, além da música que ela canta no versículo 21. Em Números 12, no entanto, descobrimos que nem o julgamento dela nem o de Arão foram sempre informados pela orientação de Deus.

• Os setenta anciãos de Israel: Embora Deus tenha provido maná e água aos israelitas, eles também exigiam carne. Deus prometeu agradá-los. Durante os preparativos, Moisés ordenou que os setenta anciãos viessem à tenda da reunião, e o Espírito Santo os dotou temporariamente com a capacidade de profetizar (Números 11:25).

• Eldade e Medade: Eldade e Medade eram dois dos setenta anciãos, mas, por uma razão desconhecida, permaneceram no acampamento e não foram à tenda da reunião. De qualquer forma, o Espírito Santo os encontrou e profetizaram por um curto período de tempo (Números 11:26).

• Balaão: Balaão tem a distinção de ser um verdadeiro profeta que também era um homem perverso. O rei de Moabe tentou suborná-lo para que amaldiçoasse Israel. Balaão tentou, mas seu temor a Deus, sua integridade como profeta e sua jumenta teimosa venceram sua ganância (Números 22-24). Há uma advertência sobre o pecado de Balaão em Judas 1:11.

• Eliú: Os três amigos de Jó, que não o apoiaram, são bem conhecidos, embora Eliú tenha chegado na metade de seus conselhos. Sua longa mensagem (Jó 32-35) condenou os outros três amigos, confrontou Jó sobre sua falta de confiança em Deus e lembrou a todos que Deus é justo.

• Josué: Quando Moisés morreu, Josué assumiu o comando da campanha dos israelitas para a Terra Prometida. Em Josué 1:1-9, Deus lhe deu encorajamento para a difícil tarefa que tinha pela frente e uma promessa de sucesso. Ele também o advertiu de que deveria obedecer à lei que Deus havia dado a Moisés.

• Débora: Débora é a única juíza registrada de Israel, e Juízes 4:4 diz que também era uma profetisa. Em Juízes 4:6-7, Débora transmitiu ou impôs a mensagem de Deus ao comandante militar Baraque; em Juízes 4:9, ela comunicou uma profecia de eventos futuros.

• Gideão: Gideão foi um dos profetas mais relutantes da Bíblia. Ao longo de Juízes 6-8, Deus levou Gideão a tomar um pequeno exército e destruir os midianitas e amalequitas opressores. Não está claro se Gideão foi o profeta que entregou a promessa de Deus em Juízes 6:8-10.

• Samuel: Samuel recebeu sua primeira mensagem de Deus em 1 Samuel 3:4 quando era um menino. Ele passou a vida como mensageiro de Deus; dois de seus atos mais significativos foram ungir Saul (1 Samuel 9) e Davi (1 Samuel 1:13) para serem reis. As palavras de Samuel a Saul sobre a sabedoria de Deus foram amplamente ignoradas, e Samuel até voltou da sepultura para anunciar a punição de Deus pela desobediência de Saul (1 Samuel 28:15-19).

• Uma Companhia de Profetas: Logo após a unção de Saul como rei, ele encontrou e juntou-se a setenta profetas (1 Samuel 10:10).

• Rei Saul: Samuel deu instruções específicas a Saul logo depois que Samuel o ungiu para ser rei. Seguindo as instruções de Samuel, Saul se reuniu com um grupo de profetas e profetizou com eles (1 Samuel 10:10).

• Gade: Enquanto era perseguido por Saul, Davi e um grupo de seguidores se esconderam em uma fortaleza. O profeta Gade enviou-lhe uma palavra de Deus sobre o que deveria fazer em seguida (1 Samuel 22:5).

• Natã: Natã parece ter sido a primeira pessoa com quem Davi se comunicou para receber as palavras de Deus. Em 2 Samuel 7:4-17, Natã disse a Davi que Salomão construiria o templo. Em 2 Samuel 12:1-15, Natã repreendeu Davi por cometer adultério com Bate-Seba e matar o marido dela.

• Davi: No tempo dos reis, Deus falava ao rei por meio dos profetas, e não diretamente como havia feito com Abraão, Moisés, Josué, Débora e Gideão. No entanto, Davi deve ter recebido algum tipo de mensagem de Deus, pois muitos de seus salmos profetizam a vinda de Jesus (Salmo 8; 22; 110).

• Asafe: Asafe foi um dos líderes de adoração designados pelo rei Davi. Ele era um levita e um grande escritor: grande parte dos salmos foi escrita por ele ou por quem ele inspirou. Suas canções foram cantadas juntamente com as de Davi no tempo de Ezequias (2 Crônicas 29:30).

• Músicos do Tabernáculo: 1 Crônicas 25:1-7 lista os músicos a quem Davi confiou a tarefa de tocar na frente do tabernáculo e os identifica como profetas. Entre eles estão Hemã, neto de Samuel, Jedutum e Asafe, bem como os filhos deles.

• Escritores dos salmos: Muitos dos salmos, além dos considerados como tendo sido escritos por Davi, referem-se à vinda de Cristo, incluindo os Salmos 2, 18, 89 (de Etã, o ezraita), 132 e muitos outros.

• Rei Salomão: Em 1 Reis 3, Deus perguntou a Salomão em um sonho se havia algo que gostaria de receber dEle. Salomão escolheu a sabedoria.

• Agur: Agur, filho de Jaque, é citado como o autor de Provérbios 30. Nada mais se sabe sobre ele.

• Aías: Infelizmente, Salomão nem sempre usou a sua sabedoria. Ele se casou com muitas mulheres e foi levado pela adoração de seus deuses. Em 1 Reis 11:29-39, Aías disse a Jeroboão que Jeroboão assumiria o comando de dez das tribos de Israel após a morte de Salomão. Vários anos depois, Aías disse à esposa de Jeroboão que, por causa do pecado de Jeroboão contra Deus, não apenas seu filho morreria, mas toda a sua linhagem seria eliminada (1 Reis 14:1-18).

• Ido: O profeta Ido é mencionado várias vezes, e pelo menos uma passagem sugere que ele já teve seu próprio livro, mas não há muitos registros dele na Bíblia. Ido previu a ascensão de Jeroboão (2 Crônicas 9:29) e escreveu um relato de Roboão (2 Crônicas 12:15) e Abias (2 Crônicas 13:17).

• Semaías: Depois que as dez tribos do norte seguiram Jeroboão, Roboão, filho de Salomão, preparou as tribos do sul para a batalha. Deus enviou Semaías para dizer-lhes que voltassem para casa (1 Reis 12:22).

• Azarias: Vários Azarias são mencionados na Bíblia, incluindo um antigo rei de Judá (2 Reis 15), mas apenas um é especificamente chamado de profeta. Ele deu o aviso de Deus ao rei Asa, encorajando-o a livrar a nação de Judá dos ídolos (2 Crônicas 15:1-7).

• Hanani: Embora o rei Asa confiasse em Deus, ele também subornou o rei da Síria para quebrar sua aliança com o rei Baasa de Israel. Hanani disse a Asa que Deus teria destruído o rei da Síria em seu favor se ele tivesse seguido o Senhor. Em resposta, Asa colocou Hanani na masmorra e descarregou sua ira sobre alguns de seu povo (2 Crônicas 16:7-10).

• Jeú: O profeta Jeú viveu na época do rei Baasa e era filho de Hanani. Jeú anunciou o julgamento de Deus contra Baasa, dizendo que por causa de seu pecado, cachorros e pássaros comeriam os corpos de sua família (1 Reis 16:1-7).

• Elias: Elias foi provavelmente o profeta mais importante que não escreveu seu próprio livro. Ele proclamou a palavra de Deus no reino do norte de Israel na época do perverso rei Acabe. Foi ele quem garantiu que uma viúva sempre tivesse óleo e farinha (1 Reis 17:8-16), ressuscitou o filho da mesma viúva dentre os mortos (1 Reis 17:17-24), teve um confronto com os sacerdotes de Baal no Monte Carmelo (1 Reis 18:17-40), e a voz mansa e delicada de Deus o fortaleceu em sua exaustão e depressão (2 Reis 2:1-11). No final de sua vida, uma carruagem de fogo o levou para o céu, e seu manto caiu nas mãos de Eliseu, seu sucessor (2 Reis 2:1-12).

• Profeta sem nome: Quando o reino do norte de Israel foi ameaçado pela Síria, esse profeta assegurou ao rei Acabe que Israel triunfaria com a ajuda de Deus. Acabe triunfou, duas vezes. Mas ele deixou Ben-Hadade, rei da Síria, viver. Outro profeta, ou talvez o mesmo, disfarçou-se de soldado ferido e profetizou contra Acabe por não ter matado Ben-Hadade (1 Reis 20).

• Micaías: Por alguma razão, o bom rei de Judá, Josafá, se dava muito bem com o perverso rei de Israel, Acabe. Acabe convidou Josafá para lutar com ele contra Ramote de Gileade, e Josafá aceitou, mas não antes de buscar um profeta para pedir a orientação de Deus. Acabe tinha quatrocentos falsos profetas dizendo-lhes que Deus estava com eles, mas Josafá insistiu em um profeta que realmente ouvisse a Deus. Acabe conhecia um, mas relutava em chamá-lo, pois ele nunca tinha nada de bom para dizer. Micaías revelou que Deus havia enviado um espírito mentiroso aos quatrocentos profetas para atrair Acabe para a morte. De qualquer forma, Acabe foi para a batalha e foi atingido e morto por uma flecha aleatória (1 Reis 22:13-28).

• Jaaziel: Quando ameaçado pelos moabitas e amonitas, o rei Josafá tomou a iniciativa incomum de jejuar e convocar todo o Judá a Deus em busca de ajuda. Deus respondeu por meio de Jaaziel, que profetizou que Judá destruiria seus inimigos e até deu conselhos sobre como realizar a derrota (2 Crônicas 20:1-23).

• Eliezer: O geralmente sábio Josafá juntou-se ao malvado rei Acazias de Israel para construir alguns navios. Eliezer confrontou Josafá, dizendo que, por ter se unido a Acazias, Deus destruiria o que ele havia feito. Os navios naufragaram antes que pudessem chegar ao seu destino (2 Crônicas 20:35–37).

• Profetas desconhecidos: No tempo de Elias e Eliseu viveram vários profetas, que pertenciam à escola dos profetas. Nada se sabe sobre esses profetas, exceto que alguns viviam em Betel (2 Reis 2:3) e outros em Jericó (2 Reis 2:5), e todos eles importunaram Eliseu lembrando-o de que a partida de Elias era iminente.

• Eliseu: Eliseu foi o sucessor de Elias e o segundo profeta mais importante do qual não há livro. Ele passou sete ou oito anos como aprendiz de Elias antes de ser levado para o céu. Ele então ajudou a erradicar a adoração de Baal (2 Reis 10:28), restaurou a vida do filho de uma viúva (2 Reis 4:18-37) e curou Naamã da lepra (2 Reis 5). O poder e a autoridade dados a ele por Deus eram tão grandes que, quando um morto era jogado na tumba de Eliseu, o homem voltava à vida (2 Reis 13:2-21).

• Zacarias, o sacerdote: Quando o rei Joás era bebê, sua avó patricida, Atalia, o escondeu e foi criado pelo sacerdote Joiada até que os sacerdotes pudessem arranjar a morte da rainha. Joás começou como um bom rei, mas, como muitos outros, tornou-se excessivamente autossuficiente. Após a morte de Joiada, Joás rapidamente se entregou à adoração de ídolos. Quando o filho de Joiada, Zacarias, confrontou Joás e o povo, o rei ordenou que ele fosse apedrejado (2 Crônicas 24:20-22).

• Jonas: Jonas é mais conhecido pelo livro que leva seu nome e por sua grande relutância em ir a Nínive. Ele também foi um profeta em Israel na época de Jeroboão II. Embora o rei fosse tão perverso quanto qualquer outro, Deus ainda não queria que Israel fosse destruído. Ele enviou Jonas a Jeroboão e o levou a restaurar uma fronteira contra seus inimigos (2 Reis 14:23-27).

• Joel: Depois que as plantações de Judá foram dizimadas por um enxame de gafanhotos, Joel comparou a devastação com o que Deus faria se o povo não voltasse para Ele. Joel também profetizou o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes (Joel 2:28 cf. Atos 2:16-21).

• Amós: Amós era um pastor da Judeia que foi comissionado para profetizar contra Israel. Seus avisos foram ignorados, o que causou o cativeiro de Israel pela Assíria logo depois.

• Oséias: Deus muitas vezes exigia muito de seus profetas, e Oséias foi um excelente exemplo. Para ilustrar a infidelidade do reino do norte de Israel, Deus fez com que Oséias se casasse com uma prostituta que continuou a ser infiel depois que se casaram. A fim de mostrar o desejo de Deus de perdoar o Seu povo, Ele disse a Oséias para receber Gomer de volta. Além da mensagem a Israel sobre a fidelidade de Deus, Oséias inclui uma profecia de que os gentios um dia seguiriam a Deus (Oséias 2:23).

• Isaías: Isaías detém o recorde de ser o profeta mais mencionado no Novo Testamento. Ele foi conselheiro do rei Ezequias de Judá, mas também teve que andar descalço e nu por três anos como uma profecia contra o Egito e o Reino de Cuxe. Seu livro contém profecias sobre Jesus e João Batista, e Jesus usou Isaías 61:1-2 para iniciar o Seu ministério em Nazaré. É possível que Isaías também fosse sacerdote (Isaías 6:4).

• Miquéias: Miquéias foi um profeta durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias de Judá. Sua mensagem incluía a condenação do pecado e a promessa da chegada do Messias. Seu livro contém a única menção de Belém como o lugar onde o Messias nasceria.

• Odede: Embora os reis de Judá fossem geralmente melhores do que os de Israel, ainda havia alguns que adoravam ídolos e até sacrificavam seus filhos. Quando Acaz fez isso, Deus trouxe os sírios para puni-los. Os sírios mataram pelo menos 120.000 pessoas e levaram 200.000 cativos. O profeta Odede, por ordem de Deus, os deteve, dizendo aos invasores que tinham ido longe demais e que deveriam libertar os cativos e devolver o saque, o que fizeram (2 Crônicas 28:1-15).

• Sofonias: Sofonias foi outro profeta que alertou Judá sobre a sua destruição iminente. Ele condenou a idolatria deles em suas ações e em seus corações. Mas também transmitia a promessa de Deus de que um remanescente retornaria.

• Naum: Cento e cinquenta anos depois de Jonas, Nínive ficou sem uma segunda chance. Naum prometeu que os dias da Assíria estavam contados e que Judá seria libertado de sua ameaça.

• Hulda: Hulda foi uma das poucas mulheres consideradas profetisas na Bíblia. Quando o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei no templo e o trouxe ao rei Josias, o rei foi a Hulda para saber o que deveriam fazer. Ela alegou que a rejeição de Judá a Deus significava que a nação seria destruída, mas por causa do arrependimento de Josias, não seria em seu tempo (2 Reis 22:8-20).

• Jeremias: Jeremias foi um dos últimos profetas do Reino de Judá e assistiu impotente enquanto Judá foi destruída pelos babilônios. Conhecido como "o profeta chorão" por causa do efeito que suas palavras provenientes de Deus tiveram, Jeremias também deu ao povo uma palavra de esperança de que retornariam do cativeiro em 70 anos. Seu conselho de se submeter ao julgamento de Deus foi ignorado e ele acabou sendo levado para o Egito com o restante da família real (2 Reis 25:26). Jeremias também escreveu o Livro das Lamentações, que é um lamento pela queda de Jerusalém.

• Urias: Jeremias não estava completamente sozinho em seu trabalho ingrato. Urias também profetizou contra o mal de Judá. Ele foi perseguido e morto pelo rei Jeoaquim (Jeremias 26:20-23).

• Habacuque: Habacuque cobriu muito em um livro tão curto. Ele profetizou a queda da Assíria, o exílio da Babilônia e a futura vitória dos persas. Suas profecias foram reveladas no contexto de uma conversa com Deus, na qual Habacuque fez perguntas a Deus e Deus lhe respondeu.

• Obadias: Como Jonas, o profeta Obadias tinha uma mensagem para uma nação diferente de Israel ou Judá. Ele profetizou contra Edom, os descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Edom efetivamente desapareceu após sua expulsão de Petra no século V a.C.

• Daniel: Daniel foi um dos primeiros judeus a ser levado para o exílio na Babilônia. Como membro da família real, Daniel foi treinado para ser oficial na Babilônia. Nabucodonosor, o rei, descobriu que Daniel não era apenas inteligente, mas também podia interpretar sonhos. Daniel serviu várias gerações de líderes, incluindo Belsazar, que viu a escrita na parede, e Dario, que ficou horrorizado ao descobrir que havia sido enganado para enviar Daniel para a cova dos leões. Nas visões e encontros angélicos de Daniel 7-12, Daniel revelou mais sobre o fim dos tempos do que qualquer outro livro além de Apocalipse.

• Ezequiel: O livro de profecias de Ezequiel parece um tanto psicodélico, com suas estranhas visões. Ezequiel era um sacerdote exilado na Babilônia na segunda onda de deportações e proferiu o julgamento de Deus sobre o povo rebelde. Ele também fez várias profecias sobre o futuro, incluindo a vinda de Jesus, a Nova Jerusalém (Ezequiel 48:30-35) e o reino milenar (Ezequiel 44). Ezequiel foi um dos poucos profetas que difundiu diligentemente a mensagem de Deus, não importa quanta oposição ele encontrasse, embora isso possa ter acontecido porque Deus lhe disse que se não profetizasse, ele seria responsável pelas almas daqueles que não advertiu (Ezequiel 33).

• Ageu: Ageu trabalhou com Zacarias e Zorobabel para trazer os judeus que haviam retornado do exílio de volta à estrada. Especificamente, ele pediu ao povo que considerasse seriamente suas prioridades e reconstruísse o templo.

• O profeta Zacarias: O filho de Berequias, junto com o profeta Ageu, encorajou os judeus a terminar a reconstrução do templo em Jerusalém após o cativeiro na Babilônia. Durante uma série de oito visões inter-relacionadas, Zacarias recebeu uma mensagem de grande alcance sobre o plano de Deus para os israelitas. No curso, ele falou bastante sobre o Messias que seria seguido por pessoas de todo o mundo.

• Malaquias: Ele foi o último profeta a profetizar em Israel até que um anjo visitou Zacarias, pai de João Batista. Como tal, a mensagem de Malaquias foi um chamado à obediência e uma promessa da vinda do Messias. Após esta mensagem de Malaquias, houve 400 anos de silêncio de Deus.

Profetas no Novo Testamento
• Zacarias, pai de João Batista: Zacarias era sacerdote e foi escolhido para acender incenso no templo. Enquanto estava lá dentro, um anjo apareceu a ele e lhe disse que sua esposa idosa ficaria grávida e teria um filho. Deveriam chamá-lo de João, o qual converteria o coração do povo a Deus (Lucas 1:8-23). Zacarias também profetizou após o nascimento de João (Lucas 1:67-79).

• Maria: Maria, uma virgem noiva, foi informada por Gabriel que ficaria grávida do Messias (Lucas 1:26-28). Sua profecia é encontrada em Lucas 1:46-55.

• José: José recebeu a mensagem de um anjo de que Maria estava grávida do Messias (Mateus 1:20).

• Isabel: Enquanto Maria estava grávida de Jesus, ela visitou sua prima Isabel, que estava grávida de João Batista. Quando se encontraram, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e proclamou que o filho de Maria era o Messias (Lucas 1:41-45).

• Simeão: Simeão, um idoso justo, recebeu a promessa de Deus de que veria o Messias antes de morrer. Quando José e Maria chegaram ao templo com o menino Jesus, Simeão soube imediatamente quem era e avisou a Maria que ela sofreria (Lucas 2:22-35).

• Ana: Ana era uma profetisa idosa que passava seus dias adorando no templo. Ela também sabia que o menino Jesus era o tão esperado Messias (Lucas 2:36-38).

• João Batista: O Espírito Santo agiu poderosamente sobre João, e o profeta passou sua vida exortando as pessoas a confessarem seus pecados, se voltarem para Deus e seguirem a Jesus (João 1:19-28).

• Filipe: O evangelista Filipe foi um dos primeiros crentes com uma missão. Um anjo disse a Filipe para ir a um lugar deserto onde encontraria um oficial da corte etíope em sua carruagem. Filipe testificou a ele, e o oficial aceitou a Cristo e foi batizado (Atos 8:26-40).

• Paulo: Paulo foi um profeta, não apenas pelas poderosas e proféticas palavras que escreveu em suas cartas, mas também por suas profecias sobre o fim dos tempos. Suas cartas aos Tessalonicenses, em particular, fornecem informações sobre o arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:13-18), o julgamento vindouro (2 Tessalonicenses 1:5-12) e o Anticristo (2 Tessalonicenses 2:1-11).

• Pedro: Pedro teve a vantagem de passar muito tempo com Jesus durante o Seu ministério de três anos, mas também ouviu falar do céu após a ascensão. Depois que o rei Herodes matou Tiago, irmão de João, ele prendeu Pedro. Um anjo se aproximou de Pedro, falou com ele e o ajudou a escapar (Atos 12:6-12). Em 2 Pedro 3, o apóstolo e profeta prediz eventos relacionados ao Dia do Senhor.

• Barnabé, Lúcio de Cirene, Manaém e Simão chamado Níger: Esses quatro homens são identificados como profetas em Atos 13:1.

• Judas Barsabás e Silas: Judas e Silas são identificados como profetas em Atos 15:30-33.

• As quatro filhas de Filipe: Essas mulheres são identificadas como profetas em Atos 21:7-8.

• Ágabo: Ágabo, um profeta da igreja primitiva, teve a nada invejável tarefa de predizer o futuro aprisionamento de Paulo (Atos 21:10-11).

• João: O apóstolo João, irmão de Tiago, talvez seja o profeta mais reconhecido do Novo Testamento. Seu livro Apocalipse está cheio de advertências às igrejas e de profecias sobre o fim dos tempos.

• Duas testemunhas: Os últimos profetas prometidos são as duas testemunhas, que aparecerão durante a tribulação. Eles farão sinais e profetizarão em Jerusalém por 1.260 dias, serão mortos e depois voltarão à vida (Apocalipse 11:3-12).

Profetas Falsos
• Zedequias: Zedequias, filho de Quenaana, parece ter sido o líder dos quatrocentos falsos profetas que incitaram Acabe e Josafá à guerra contra Ramote-Gileade. Acontece que todos eles tinham um espírito mentiroso enviado por Deus com o propósito de causar a morte de Acabe (1 Reis 22:1-12).

• Hananias: Os anos que antecederam o cativeiro babilônico foram tempos terríveis para os judeus incrédulos, e não ajudou o fato de Jeremias continuar dizendo-lhes que se submetessem aos babilônios e confiassem em Deus para trazê-los de volta do exílio. Profetas como Ananias contradizem publicamente as profecias de Jeremias e negam que Deus esteja zangado com o Seu povo (Jeremias 28).

• Acabe e Zedequias: Em sua carta aos exilados da Babilônia, Jeremias os encorajou com sua promessa de retorno a Judá e previu grandes dificuldades para aqueles que permaneceram em Jerusalém. Ele repreendeu especialmente Acabe, filho de Colaías, e Zedequias, filho de Maaséias, que profetizaram falsamente em nome de Deus (Jeremias 29:15-23).

• Semaías e Noadias: Embora Artaxerxes tivesse dito aos exilados que retornaram a Jerusalém que poderiam reconstruir os muros da cidade, seus vizinhos se opuseram a seus esforços e os ameaçaram. Neemias chegou da Babilônia com suprimentos e com o objetivo de terminar as paredes. Semaías tentou fazer com que Neemias se escondesse no templo. Não está claro o que Noadias e os outros profetas fizeram, mas Neemias confiou em Deus e não caiu em suas armadilhas (Neemias 6:9-14).

• Simão, o mágico: Simão era um mágico em Samaria quando o evangelho veio. Simão fez uma profissão de fé em Cristo, mas também queria participar do poder dos apóstolos. Depois de ter sido repreendido por Pedro, Simão pediu aos apóstolos que orassem por ele (Atos 8:9-24).

• Elimas (também conhecido como Barjesus): Barnabé e Paulo encontraram o falso profeta judeu Elimas em Chipre. Elimas tentou distrair o procônsul da mensagem de Paulo e Barnabé, mas Paulo o amaldiçoou com cegueira e o procônsul acreditou (Atos 12:4-12).

• Uma menina com um espírito de adivinhação: Paulo e Silas estavam hospedados com Lídia em Filipos quando encontraram uma jovem escrava que estava possuída por um espírito de adivinhação. A jovem escrava os seguiu por vários dias, anunciando quem eram. Paulo se cansou de suas profecias indesejadas e finalmente disse ao espírito para deixá-la. Ele o fez, e os donos da garota mandaram prender Paulo e Silas por arruinarem o seu negócio de adivinhação (Atos 16:16-24).

• Jezabel: Na repreensão de Jesus à igreja de Tiatira, Ele condenou a sua aceitação de "aquela mulher Jezabel, que se diz profetisa" e que estava levando o povo de Deus à imoralidade sexual e idolatria (Apocalipse 2:20-23).

• O Falso Profeta: Assim como muitos dos reis de Judá e Israel tiveram profetas específicos que lhes deram orientação de Deus, o Anticristo no fim dos tempos terá um falso profeta. Seu trabalho será atrair o mundo para adorar o Anticristo, e ele será capaz de realizar grandes milagres para enganar o mundo (Apocalipse 13:11-15; 16:13; 19:20; 20:10).

© Copyright Got Questions Ministries