GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que são principados e potestades?"

Resposta:
Na maioria dos lugares onde lemos sobre principados e potestades na Bíblia, o contexto deixa claro que se refere à vasta gama de espíritos malignos e maliciosos que fazem guerra contra o povo de Deus. Os principados e potestades de Satanás geralmente estão à vista aqui, seres que exercem o poder nos reinos invisíveis para se opor a tudo e todos que são de Deus.

A primeira menção de principados e potestades está em Romanos 8:37-39: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Esses versículos são sobre a vitória que Cristo conquistou sobre todas as forças reunidas contra nós. Somos “mais que vencedores” porque nenhuma força - nem vida, nem morte, nem anjos, nem demônios, na verdade, nada - pode nos separar do amor de Deus. Os “poderes” aqui mencionados são aqueles com poderes milagrosos, sejam falsos mestres e profetas ou as próprias entidades demoníacas que os capacitam. O que está claro é que, sejam eles quem forem, não podem nos separar do amor de Deus. A vitória está garantida. Seria lamentável insistir na identificação desses termos e perder o ponto principal do versículo, que é a garantia do que Deus fez para nos salvar.

Outra menção de principados e potestades está em Colossenses 1:16: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Aqui está a declaração clara de que Deus é o Criador e Governante sobre todas as autoridades, quer se submetam ou se rebelem contra Ele. Qualquer que seja o poder que as forças do mal possuam, elas não estão fora do controle final de nosso Deus soberano, o qual usa até mesmo os ímpios para realizar Seu plano e propósito perfeitos (Daniel 4:35; Isaías 46:10-11).

No próximo capítulo de Colossenses, lemos sobre o poder final de Jesus sobre todos os outros poderes: “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:15). De acordo com todas as coisas, os poderes são criados por Cristo e estão, portanto, sob Seu controle. Eles não devem ser temidos, pois foram desarmados pela cruz. O Salvador, por Sua morte, tomou o domínio deles e recuperou o que haviam capturado. Satanás e suas legiões invadiram a terra e levaram a humanidade ao cativeiro, sujeitando-a a seu reinado perverso. Mas Cristo, com Sua morte, subjugou os invasores e recapturou aqueles que haviam sido vencidos. Colossenses 2:14 fala de Jesus sendo pregado na cruz junto com as acusações escritas contra nós. O registro de nossas más ações, com as quais Satanás nos acusa diante de Deus, foi pregado com Cristo na cruz. Desse modo, esse registro é destruído e os poderes não podem mais nos acusar; somos inocentes aos olhos de Deus. Portanto, eles estão desarmados.

Efésios 3:10-11 apresenta diferentes principados e potestades - os dos reinos celestiais: “... para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Aqui vemos as hostes angelicais sendo mostradas a sabedoria e propósito de Deus no plano de salvação por meio de Cristo. Os anjos, tanto os santos quanto os profanos, testemunham a glória de Deus e a preeminência de Cristo acima de todas as criaturas da igreja, aquelas que são salvas e preservadas pelo Seu poder (Efésios 1:20–21).

Efésios 6:12 descreve a guerra na qual estamos engajados enquanto batalhamos ao longo de nossas vidas "contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Portanto, tendo sido salvos, devemos continuar a lutar para fazer coisas boas à luz da vitória certa prometida em Romanos 8. É como se estivéssemos enfrentando um exército de poderes das trevas que foram desarmados do poder real e contra os quais temos a promessa da vitória. É nosso trabalho demonstrar e depender da sabedoria e do poder de Deus para derrotá-los em nossas vidas. Podemos fazer isso confiando na vitória de Deus.

A referência final a principados e potestades é Tito 3:1. Aqui, eles se referem às autoridades governamentais que Deus colocou sobre nós para nossa proteção e bem-estar. Eles são os representantes de Deus na terra, e a submissão a Ele envolve a submissão às Suas autoridades devidamente constituídas. Aqueles que se rebelam contra as autoridades terrenas estão resistindo “à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação” (Romanos 13:2).

© Copyright Got Questions Ministries