GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "É bíblica a observância da Primeira Comunhão?"

Resposta:
Definitivamente, não há nada nas Escrituras que mencione a "primeira comunhão". A Primeira Comunhão faz parte do treinamento de crianças no ensino católico romano e foi desenvolvida como um de seus sete sacramentos. Na teologia católica romana, um sacramento é um ato praticado para obter a graça ou o favor de Deus. Antes que uma criança tenha qualquer compreensão do pecado, ela é batizada, o primeiro sacramento no sistema católico romano. Em seguida, ela passa por uma série de aulas de catecismo, após as quais vai para sua primeira confissão. Isso é chamado de “reconciliação” ou “penitência” e envolve ir a um padre, confessar-lhe os pecados e realizar qualquer penitência ou orações e atos que o padre prescrever. Só depois disso um católico romano pode começar a receber a comunhão.

Em contraste, as Escrituras nos dizem: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5). Não somos chamados a confessar nossos pecados a ninguém para que sejamos perdoados, mas a orar e confessar a Deus. É somente por meio de Jesus Cristo que encontramos o perdão total e gratuito. Tito 3:5-6 é apenas uma das muitas passagens que identificam Jesus como sendo o método de perdão, não um ritual religioso.

Aprendemos sobre a mesa do Senhor em 1 Coríntios 11:23-34. A comunhão é para os crentes em Jesus Cristo e deve ser observada com uma atitude de humildade. A igreja de Corinto estava abusando desse serviço, então Paulo, sob a autoridade do Espírito de Deus, descreve para nós a atitude que precisamos ter para este serviço memorial. É um serviço memorial para Jesus Cristo, que morreu uma vez por todas. Ele não precisa ser sacrificado novamente, como a Missa Católica tenta fazer. Jesus Cristo já morreu, foi sepultado e ressuscitou dos mortos. Ao tomarmos o pão e o cálice, estamos "anunciando a morte do Senhor, até que ele venha" (1 Coríntios 11:26). Ele está vivo hoje, e somos solicitados a lembrar-nos de que, cada vez que participamos da Mesa do Senhor, Jesus está vivo e vindo de novo!

Portanto, não há fundamento bíblico para os rituais de "Primeira Confissão" ou "Primeira Comunhão", assim como os desenvolvidos pela Igreja Católica Romana. Há, no entanto, uma verdade importante que Deus deseja que todos nós saibamos - Jesus Cristo morreu na cruz por nossos pecados e deseja que nos aproximemos dEle em busca de perdão. Além disso, Cristo deseja que coloquemos nossa fé nEle e participemos da Mesa do Senhor. Ele também deseja que nos lembremos de Seu ato de amor de uma vez por todas na cruz no Calvário.

Se houver uma compreensão adequada da comunhão, há algo errado ou antibíblico em celebrar a primeira comunhão de uma criança? Não, não há. Na verdade, a primeira participação de uma pessoa na comunhão é uma coisa maravilhosa, vale a pena celebrar. Quando alguém coloca sua fé pessoal em Jesus Cristo, e então, por meio da comunhão, adora o Salvador lembrando-se de Sua morte e sangue derramado, certamente seria apropriado reconhecer e celebrar.

© Copyright Got Questions Ministries