GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Devemos dar presentes no Natal?"

Resposta:
Muitas pessoas tiram a ideia de dar presentes no Natal da escritura em Mateus 2:10-11 que fala sobre os magos do Oriente dando presentes a Jesus em Sua casa: "E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.”

A Bíblia conta uma história maravilhosa sobre o dom que Deus nos deu — Jesus Cristo — e podemos usá-la como uma oportunidade para apresentar o evangelho e demonstrar amor. Dar e receber presentes podem fazer parte do cumprimento do que Paulo diz sobre dar em 2 Coríntios 8:7–8: “Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça. Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor”. Paulo encorajou as igrejas a fazerem doações financeiras aos crentes necessitados em Jerusalém e enfatizou que suas doações deveriam ser voluntárias e motivadas por amor sincero. Podemos aplicar esta mesma lição em nossas próprias vidas, dando aos outros, não apenas no Natal, mas durante todo o ano!

A distribuição de presentes pode se tornar o foco do Natal em vez de agradecer ao Senhor pelo presente de Seu Filho (João 3:16)? Sim. Dar presentes tem que tirar o verdadeiro significado do Natal? Não, não tem. Se nos concentrarmos no maravilhoso dom da salvação que o Senhor nos deu (Isaías 9:6), dar aos outros é uma expressão natural dessa gratidão. A chave é o nosso foco. Seu foco está no dom ou no presenteador supremo, o nosso gracioso Pai Celestial? “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes...” (Tiago 1:17).

© Copyright Got Questions Ministries