GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa estar na presença de Deus?"

Resposta:
Adão e Eva tiveram comunhão íntima na presença de Deus antes da queda (Gênesis 3:8). Desde aquela época, o pecado tem impedido a nossa capacidade de estar na presença física de Deus (Êxodo 33:20). Agora apenas os anjos santos e sem pecado estão na presença física de Deus (Lucas 1:19). Entretanto, os cristãos têm a presença de Deus dentro de si em virtude da habitação do Espírito Santo (João 14:23; 15:4), e essa presença interior vem somente através da fé no Senhor Jesus Cristo.

Estamos conscientes da realidade dessa presença devido a nossa obediência à sua Palavra. "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9). Note que Pedro diz que "sois raça eleita.... propriedade exclusiva de Deus". Se pertencemos a Deus, Ele não vai estar presente no meio de nós? Nunca perdemos a realidade da sua presença, não importa o tamanho da nossa falha; nunca pecamos tanto a ponto de perder a nossa salvação; nunca afundamos tanto a modo de banir o Espírito Santo. Apenas enfuriamos a Deus por causa do nosso pecado, mas os verdadeiros crentes nunca perdem a presença do Espírito Santo. Enquanto nunca perderemos a realidade da presença de Deus, podemos perder a "sensação" de sua presença.

Todo filho de Deus invariavelmente passa por esse sentimento de perder a presença de Deus ao longo do tempo, como um proprietário que deixou sua casa e viajou a negócios por um tempo. Ele não deixou a casa completamente vazia, pois, se tivesse, teria levado consigo todos os seus pertences. Mas porque deixou todos os seus móveis e pertences na casa, isso não significa que voltará mais uma vez? Qualquer crente sabe que há momentos de magreza espiritual, quando talvez o Senhor determine testar a nossa fé. Será que Ele não nos empurra através das chamas joeiras de aflições para que possamos ser ainda mais puros (Jó 23:10; 1 Pedro 1:7)?

Mas o resultado prático de estar na presença de Deus é alegria! Muitos cristãos parecem sombrios e deprimidos porque carecem sentir a presença de Deus. A comunhão é doce para aqueles que andam com o Senhor em obediência e fé. Mas a doce comunhão que vem da obediência e confiança no Senhor não é um sentimento passageiro. Ela nos sustenta, especialmente durante as provações, "porque a alegria do SENHOR é a vossa força" (Neemias 8:10). Tiago, o irmão do Senhor, escreve: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" (Tiago 1:2) porque provações produzem fé e desenvolvem a perseverança. Quando perseveramos pelas dificuldades, provando a nós mesmos e a outros que a nossa fé é real, o nosso senso da presença de Deus aumenta, assim como a nossa alegria.

Davi fala de uma alegria que só os justos podem conhecer (Salmo 16:11) - uma alegria que é apenas um vislumbre de uma muito maior e eterna quando virmos o rosto do Senhor na glória por vir.

© Copyright Got Questions Ministries