GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Qual é o significado do Portão Oriental de Jerusalém?"

Resposta:
A Cidade Velha de Jerusalém é cercada por um muro contendo oito portões principais. Movendo-se no sentido anti-horário a partir do portão mais ao norte estão o Portão de Herodes, o Portão de Damasco, o Portão Novo, o Portão de Jafa, o Portão de Sião, o Portão de Esterco, o Portão Oriental e o Portão dos Leões. O Portão Oriental, voltado para o Monte das Oliveiras através do vale do Cedrom, é o único que está completamente fechado. Alguns comentaristas veem a obstrução do Portão Oriental como um cumprimento de profecia bíblica.

O Portão Oriental de Jerusalém também é chamado de Porta Dourada ou Porta Formosa (Atos 3:2). Em hebraico, é Sha'ar Harahamim, o “Portão da Misericórdia”. Atualmente é o portão mais antigo da Cidade Velha, tendo sido construído no século VI ou VII d.C. Além disso, é o portão que dá acesso mais direto ao monte do templo - se uma pessoa pudesse passar pelos arcos do Portão Oriental, estaria muito perto de onde ficava o templo judeu. Quando Jesus entrou em Jerusalém pelo Monte das Oliveiras em Mateus 21, Ele usou um portão no mesmo local que o atual Portão Oriental ou Porta Dourada.

O Portão Oriental foi selado em 1540-1541 d.C. por ordem de Solimão, o Magnífico, um sultão do Império Otomano. Acredita-se que o motivo do fechamento do Portão Oriental foi para impedir que o Messias judeu ganhasse entrada em Jerusalém. A tradição judaica afirma que o Messias passará pelo Portão Oriental quando vier para governar. O muçulmano Suleiman estava tentando frustrar os planos do Messias com cinco metros de cimento. O Portão Oriental permaneceu selado por quase 500 anos.

É a vedação do Portão Oriental de Jerusalém que fez com que muitos estudantes de profecia se sentassem e prestassem atenção. O livro de Ezequiel contém várias referências a um portão voltado para o leste. Em Ezequiel 10:18-19, o profeta vê a glória do Senhor sair do templo por meio do “portão leste da Casa do Senhor”; a glória então se move para o leste da cidade para o Monte das Oliveiras (Ezequiel 11:23). Mais tarde, Ezequiel vê a glória do Senhor retornar ao templo por meio do “portão que dá para o leste” (Ezequiel 43:1-5).

Daí, em Ezequiel 44:1–2, lemos a respeito do portão sendo fechado: “Então o homem me fez voltar para o portão exterior do santuário, que dá para o leste e que estava fechado. E o Senhor me disse: — Este portão permanecerá fechado; não deverá ser aberto. Ninguém entrará por ele, porque o Senhor, o Deus de Israel, entrou por ele. Por isso, permanecerá fechado.” Finalmente, em Ezequiel 46:12 lemos que há uma pessoa, um “príncipe”, que pode entrar pela porta oriental: “Quando o príncipe quiser oferecer um holocausto ou sacrifícios pacíficos, como oferta voluntária ao Senhor, então lhe abrirão o portão que dá para o leste….. Ele sairá, e o portão será fechado depois que ele sair.”

Alguns interpretam essas passagens de Ezequiel como referências ao Senhor Jesus Cristo. A glória do Senhor entrando no templo é vista como a entrada triunfal (Ezequiel 43:2; Mateus 21:1–11). A ordem de fechar permanentemente o portão porque o Senhor entrou nele (Ezequiel 44:2) é vista como uma predição dos muçulmanos murando o Portão Oriental em 1540 d.C. E, finalmente, o "príncipe" a quem o portão será aberto (Ezequiel 46:12) é visto como o próprio Cristo na segunda vinda - o Príncipe da Paz retornará ao Monte das Oliveiras (Zacarias 14:4) e entrará em Jerusalém por meio do Portão Oriental reaberto.

Esta interpretação é popular e leva a muitas especulações dramáticas sobre como e quando o Portão Oriental será aberto. No entanto, existem alguns problemas textuais com essa interpretação.

Primeiro, há uma dificuldade em conectar o "portão voltado para o leste" de Ezequiel com o Portão Oriental da Cidade Velha de Jerusalém. Ezequiel diz especificamente que a porta que ele viu é “o portão exterior do santuário” (Ezequiel 44:1); ou seja, é um portão do pátio do templo, não um portão da cidade.

Em segundo lugar, o Portão Oriental de Jerusalém não é o mesmo pelo qual Jesus passou em Sua entrada triunfal. O moderno Portão Oriental não foi construído até séculos após a época de Cristo. O portão original que Neemias construiu (e possivelmente datando da época de Salomão) é subterrâneo, abaixo do portão atual, conforme documentado pelo arqueólogo James Fleming em 1969. Foi através do portão inferior (agora subterrâneo) que Jesus teria entrado em Jerusalém em 30 AD.

Terceiro, o templo que Ezequiel vê nos capítulos 40–47 não é o mesmo templo em que Jesus estava, e a Jerusalém que ele descreve é bem diferente da Cidade Velha de Jerusalém que conhecemos hoje. O templo milenar (o terceiro templo) medido em Ezequiel é significativamente maior do que os dois primeiros templos, e a Jerusalém do milênio terá doze portões, não oito (Ezequiel 48:30–35).

Finalmente, e mais importante, o “príncipe” em Ezequiel 46 não é o Messias. Em vez disso, ele é o supervisor de Jerusalém durante o reino milenar. Ele não é Jesus, mas serve sob a autoridade de Jesus. Sabemos que este príncipe não é o Senhor porque ele deve fazer uma oferta pelo pecado para si mesmo assim como para o povo: “O príncipe, no mesmo dia, por si e por todo o povo da terra, proverá um novilho para oferta pelo pecado” (Ezequiel 45:22). Quem quer que seja o príncipe, ele é um homem com uma natureza pecaminosa que deve ser expiada.

Em resumo, o “portão que dá para o leste” que Ezequiel descreve é diferente do Portão Oriental visível hoje na velha muralha de Jerusalém. A porta atual (selada) não existia na época de Cristo, então o Senhor nunca entrou nela. A localização do antigo Portão Oriental (aquele por onde Jesus entrou) está abaixo do nível do solo atual e não está de acordo com a descrição detalhada do futuro templo dada em Ezequiel 40–42.

Supomos, então, que o portão leste de Ezequiel 44 fará parte do futuro complexo de templos milenares. Ainda está para ser construído.

Como então interpretamos o ir e vir da glória de Deus e o fechamento do portão oriental na profecia de Ezequiel? Assim: o profeta vê a glória do Senhor saindo do templo no capítulo 10 por causa da grande maldade do povo - este é o primeiro templo, destruído pelos babilônios em 586 a.C. Mais tarde, no capítulo 43, Ezequiel vê a glória retornar ao templo - este é o novo e ampliado templo do reino milenar. No capítulo 44, é dito a Ezequiel que o portão oriental do templo “permanecerá fechado; não deverá ser aberto. Ninguém entrará por ele, porque o Senhor, o Deus de Israel, entrou por ele” (versículo 2). Em outras palavras, no milênio a glória do Senhor não se afastará do templo. A avenida da saída anterior (para o leste) está bloqueada, simbolizando a presença permanente do Senhor entre Seu povo. O portão oriental só será aberto no sábado e na Festa da Lua Nova para permitir os deveres sacerdotais do príncipe (Ezequiel 46:1-2).

© Copyright Got Questions Ministries