GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que devo ser batizado?"

Resposta:
“Por que devo ser batizado?” é uma pergunta importante para os cristãos responderem. Desde os primeiros dias da igreja cristã, o batismo tem sido um passo fundamental de fé universalmente observado pelos crentes imediatamente após a salvação (Atos 2:38, 41; 8:12, 38).

O ato do batismo por imersão na água expressa externamente a experiência interior de mudança que acontece na vida de cada crente na salvação. Isso demonstra que o antigo modo de vida terminou e uma nova vida de fé em Jesus Cristo começou (2 Coríntios 5:17). O batismo é importante porque fornece um testemunho visual – uma declaração pública ao mundo – que identifica simbolicamente o novo crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo.

A Bíblia fornece várias razões pelas quais o batismo é um passo importante na vida cristã:

O batismo é uma expressão da fé salvadora. Como um selo de validação, o batismo representa a nossa experiência de salvação e a magnífica obra de Jesus Cristo ao morrer por nossos pecados e ressuscitar por nossa justificação: “… tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (Colossenses 2:12).

O batismo é ordenado por Deus e comandado por Jesus. Como parte da Sua Grande Comissão para a igreja, Jesus deu estas instruções: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:19-20). O batismo é parte integrante do discipulado cristão e deve ser uma prática contínua da igreja.

O batismo é um ato de obediência ao nosso Salvador, expressando o nosso desejo de agradar a Deus. A palavra cristão significa “seguidor de Cristo”. Visto que Cristo nos chamou ao batismo e deu o Seu próprio exemplo ao ser batizado (Mateus 3:16), deixar de ser batizado é desobediência ao mandamento de Cristo.

O batismo nos une a Cristo, identificando-nos com Sua morte, sepultamento e ressurreição: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6:3-4). Quando nos arrependemos de nossos pecados e passamos a ter fé em Jesus Cristo, o batismo testifica de nossa união com Ele.

Da mesma forma, o batismo representa a nossa morte para a velha vida de pecado e o nosso novo nascimento para a vida de ressurreição e liberdade da escravidão do pecado: “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado” (Romanos 6:5–7).

O batismo também nos identifica com o corpo de Cristo (1 Coríntios 12:12-13). É um emblema que diz que agora pertencemos a Jesus Cristo e Seu povo: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes” (Gálatas 3:26-27).

O batismo dá testemunho público da obra interior do Espírito Santo de lavar nossos pecados: “… a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 3:21; veja também Atos 22:16; 1 Coríntios 6:11).

Uma compreensão correta do batismo significa compreender que ele é mais do que um ritual religioso ou tradição eclesiástica. O significado do batismo se origina na morte de Jesus Cristo, o próprio Filho de Deus, que morreu em nosso lugar para pagar por nossos pecados e que triunfou sobre a morte por meio de Sua ressurreição, assegurando-nos nova vida no Espírito e vida eterna para sempre com Deus.



© Copyright Got Questions Ministries