GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que devo me casar?"

Resposta:
Muitas culturas no mundo hoje estão perdendo a compreensão do que o casamento foi projetado para ser. Vivemos em um mundo que diz que devemos conseguir o que queremos de qualquer maneira possível. O casamento é às vezes visto como um confinamento que pode dificultar a nossa capacidade de ter o que queremos quando queremos. O casamento hoje é às vezes ridicularizado como uma instituição arcaica que perdeu a sua relevância.

Então, o que é o casamento? Está realmente desatualizado? É importante perceber antes de tudo que o casamento não é um conceito feito pelo homem. Quando Deus criou o primeiro homem à Sua própria imagem (Gênesis 1:27; 2:7), Ele deu àquele homem tudo de que precisava para se contentar. Contudo, Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gênesis 2:18). Então Deus criou uma mulher do lado de Adão e a trouxe ao homem. O primeiro casamento ocorreu quando Deus criou uma mulher para complementar as necessidades do homem a fim de que, quando unidos em uma aliança, se tornassem uma só carne. A ideia de "uma só carne" implica um selo inquebrável que deve durar uma vida inteira. Quando Jesus foi perguntado sobre o divórcio, Ele respondeu: “Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:5-6). Observe que Deus é quem une um homem e uma mulher no casamento. Em Malaquias 2:14, Deus nos lembra que Ele foi “testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade.” Deus leva o casamento muito a sério.

O casamento foi a primeira instituição criada por Deus. Ele precedeu o estabelecimento da igreja ou do governo. O casamento foi a primeira instituição social. Os seres humanos são projetados para funcionar melhor quando estão conectados de maneira saudável uns com os outros, e o plano de Deus para o casamento é estabelecer famílias fortes. A Bíblia contém muitas instruções para os membros da família sobre como devem tratar uns aos outros para que essas necessidades emocionais sejam satisfeitas (Efésios 5:21-33; 6:1-4; Colossenses 3:18-21; 1 Coríntios 7:2-5, 10-16). Deus projetou o casamento para ser a união entre um homem e uma mulher por toda a vida, e qualquer desvio desse plano é uma distorção de Sua intenção (Mateus 19:8; Romanos 1:26-27).

1 Coríntios 7:1-2 nos dá a melhor razão para o casamento: “Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.” Deus projetou o sexo para ser desfrutado apenas dentro dos limites do casamento. Qualquer atividade sexual fora desses limites é pecado (Gálatas 5:19; Colossenses 3:5). Se uma pessoa tem um forte impulso sexual, geralmente é uma boa ideia casar-se para minimizar a luxúria e evitar a imoralidade (Tiago 1:13-15). Praticar atividade sexual com alguém que não seja o próprio cônjuge é pecado e leva à mágoa e desastre (Provérbios 6:26-29; 1 Coríntios 6:18).

No entanto, não há nenhum comando nas Escrituras de que todos devam se casar. De fato, o apóstolo Paulo favoreceu o estado de solteiro como uma maneira de dedicar mais tempo ao serviço de Deus (1 Coríntios 7:7-9, 32-35). Há alguns que não sentem a necessidade de casar, e não há nada de errado nisso. Pessoas solteiras podem ter vidas gratificantes e encontrar apoio emocional através de amigos, familiares e oportunidades de ministério. No entanto, nossa sociedade começou a equiparar ficar solteiro à imoralidade sexual, e isso é muito errado. A exaltação do estado de solteiro por parte de Paulo tinha o objetivo de encorajar a pessoa a dedicar toda a sua atenção às coisas de Cristo. Ficar solteiro nunca deve ser usado como uma desculpa para viver em pecado sexual. Entretanto, se uma pessoa solteira puder controlar suas paixões e viver uma vida moralmente pura, não há necessidade de se sentir pressionada a se casar (1 Coríntios 7:37).

© Copyright Got Questions Ministries