GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "Qual é o significado de pestilência na Bíblia?"

Resposta:
A pestilência é um desastre mortal, geralmente uma doença, que afeta uma comunidade inteira. A pestilência é contagiosa, virulenta e devastadora. Por exemplo, a Peste Negra na Europa que matou mais de trinta por cento da população durante o final da Idade Média foi uma pestilência. Na Bíblia, a pestilência geralmente é um sinal do julgamento de Deus sobre uma nação ou grupo de pessoas (Deuteronômio 32:24; 1 Crônicas 21:12; Ezequiel 7:14–15). O Deus que protege e abençoa é também o Deus que envia desastres e pestilências para cumprir os Seus justos propósitos na terra (Isaías 45:7; Ezequiel 5:16–17; Amós 4:10). A pestilência é prometida como parte do julgamento final de Deus sobre o mundo em Apocalipse 18:8.

A palavra traduzida como "pestilência" às vezes é traduzida como "praga" ou "desastre". No entanto, como a palavra está associada a ambos, pode significar uma devastação maior do que apenas uma doença física. A pestilência inclui toda e qualquer forma de destruição pública e em massa e frequentemente acompanha a fome (Ezequiel 7:15) ou a guerra (Jeremias 21:9). Jesus alertou sobre a pestilência quando falou sobre o fim dos tempos (Lucas 21:11).

Após o censo pecaminoso de Davi, o Senhor trouxe julgamento sobre Israel na forma de pestilência: "Então o Senhor enviou a peste a Israel, desde a manhã até o tempo que havia determinado. E, desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo" (2 Samuel 24:15). Deus também enviou uma pestilência após a rebelião de Corá (Números 16:49) e como julgamento pela imoralidade de Israel em Baal-Peor (Números 25:9), mas a praga registrada em 2 Samuel 24 foi a mais mortal a afetar os israelitas. Então Deus teve misericórdia e parou o julgamento: "Quando o Anjo do Senhor estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor mudou de ideia quanto a este mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: — Basta! Retire a sua mão" (versículo 16).

Nosso Deus soberano é o Senhor de todas as pragas (Habacuque 3:5). Se sabemos que Deus está no controle, não precisamos temer, aconteça o que acontecer (veja Salmos 91:5-6). Os crentes não estão imunes aos efeitos do mundo caído, mas temos certeza de que "já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1). Pode ser que Deus teste nossa fé por meio de uma praga, mas como cristãos sabemos que esse teste não é um julgamento de Deus (veja 1 Coríntios 11:32; Tiago 1:3; 1 Pedro 1:7).

Entre as diferentes formas de julgamento que Deus traz sobre os injustos e rebeldes está a pestilência. Nem todas as pragas são um julgamento direto de Deus, mas a Bíblia nos diz que alguns casos de peste na história foram uma punição pelo pecado. Deus enviou uma pestilência para punir os israelitas por sua constante idolatria e desobediência (Deuteronômio 32:24; Jeremias 42:22), e durante a tribulação Ele enviará uma pestilência para punir aqueles que não se arrependem: "O primeiro anjo foi e derramou a sua taça sobre a terra, e apareceram úlceras malignas e dolorosas nas pessoas que tinham a marca da besta e que adoravam a sua imagem" (Apocalipse 16:2; cf. Apocalipse 18:8; Mateus 24:7). Nunca teremos que experimentar o julgamento de Deus se aceitarmos a Sua proteção por meio da fé em Jesus Cristo (João 1:12; 2 Coríntios 5:21).

© Copyright Got Questions Ministries