GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que significa a perfeição na Bíblia?"

Resposta:
O significado de perfeição na Bíblia refere-se a um estado de plenitude ou integridade absoluta. A perfeição bíblica implica estar livre de falhas, defeitos ou deficiências. No Novo Testamento, o termo grego para "perfeição" também pode ser traduzido como "maturidade". A Bíblia expressa perfeição em pelo menos três contextos diferentes: a perfeição de Deus, a perfeição de Cristo e a perfeição dos seres humanos.

A perfeição absoluta é uma qualidade que só pertence a Deus. No entanto, somente em Mateus 5:48 a Bíblia afirma explicitamente que Deus é perfeito por natureza: "Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu." Visto que Deus é o ser perfeito, tudo o que faz é perfeito: "Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo. Deus é fidelidade, e nele não há injustiça; é justo e reto" (Deuteronômio 32:4). O Seu conhecimento é perfeito (Jó 37:16). O Seu caminho é perfeito, e a Sua Palavra é infalível: "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é confiável; ele é escudo para todos os que nele se refugiam" (Salmo 18:30). As leis de Deus também são perfeitas (Salmos 19:7; Tiago 1:25). O apóstolo Paulo descreve a vontade de Deus como perfeita: “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Em Hebreus 2:10, a Escritura diz que Jesus foi aperfeiçoado por meio do sofrimento: "Porque convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles."

Como Deus encarnado, Jesus já era moralmente perfeito. O sofrimento e a morte de Cristo o tornaram "perfeito" para que Ele pudesse servir como o impecável Sumo Sacerdote para o povo de Deus (Hebreus 7:28). Somente por meio do sofrimento na cruz Cristo foi capaz de realizar a obra da redenção e se tornar o Salvador perfeito, completo e eficaz de Seu povo (Hebreus 5:9). Jesus foi o exemplo perfeito do que significa viver em obediência à vontade do Pai.

Como lemos em Mateus 5:48, os filhos de Deus são chamados para serem perfeitos. Isso não significa que os seres humanos possam alcançar a mesma perfeição sagrada de Deus, pois somente Ele é santo (Isaías 6:3; Salmo 99:9; Êxodo 15:11). O chamado para ser perfeito é o que o apóstolo Paulo quis dizer quando afirmou: "Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados" (Efésios 5:1). Assim como os filhos tendem a imitar seus pais, os filhos de Deus devem imitar o seu Senhor e refletir a Sua perfeição na maneira como vivem.

A ideia de maturidade espiritual está intimamente relacionada com a palavra perfeição na Bíblia. Os seres humanos não são perfeitos, embora os discípulos de Cristo sejam exortados a buscar a perfeição: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada” (Tiago 1:4). Paulo disse que ainda não havia alcançado a perfeição, mas que havia feito dela seu objetivo: "Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus" (Filipenses 3:12). Paulo sabia que a perfeição para os crentes só seria alcançada na outra vida (versículos 13-21).

A perfeição é um dom que os seres humanos recebem através do sacrifício de Jesus Cristo: "Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, para exercer o serviço sagrado e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados. Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados" (Hebreus 10:10-14).

Outro versículo que é chave para entender a perfeição em relação à vida cristã é 2 Coríntios 12:9: “Então ele me disse: ‘A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.’ De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” Pela graça que Deus nos oferece em Jesus Cristo, os cristãos são aperfeiçoados na fraqueza; ao compartilhar os sofrimentos de Jesus Cristo, eles são conformados à Sua imagem (Mateus 5:10-12; 1 Pedro 2:19-25; 3:14; 4:12-19).

© Copyright Got Questions Ministries