GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Eu cometi o pecado _____. Será que Deus vai me perdoar?"

Resposta:
Insira qualquer pecado que você tenha cometido no espaço em branco ______. Sim, Deus pode e irá perdoar qualquer pecado. A doutrina da expiação é o que explica a salvação e perdão dos pecados. Deus imputou a justiça de Cristo naqueles que humildemente pedem perdão dos pecados (Isaías 53:5-6, 2 Coríntios 5:21). Ele pagou o preço total do nosso pecado, e os crentes são perdoados completamente por todos os pecados que cometem – no passado, presente e futuro. Há também o perdão diário à medida que confessamos os nossos pecados e os abandonamos para a nossa santificação. Se você comparar qualquer pecado com a morte de Jesus, ele empalidece em comparação, mas Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).

Os conceitos de salvação e perdão são indissociáveis. Felizmente, a graça de Deus é suficiente para todo e qualquer pecado, qualquer que seja o pecado colocado no espaço em branco. Receber o perdão depende do indivíduo. Essa é a primeira questão: você vai receber a salvação (perdão de pecados) que Cristo está oferecendo? Se a resposta for "sim", então você está totalmente perdoado de toda a dívida do pecado (Atos 13:38-39). Este perdão vem apenas pela fé em Jesus e graça de Deus, e não por obras ou boas ações (Romanos 3:20,22). A salvação começa com a humildade de reconhecer que nunca seremos bons os suficientes para entrarmos no céu por nosso próprio mérito e que precisamos de perdão. Aceitar Jesus Cristo significa crer que Sua morte e ressurreição pagaram o preço por todos os pecados já cometidos e que são suficientes para cobrir todo o pecado (2 Coríntios 12:9).

Então, se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador, Deus já perdoou todos os seus pecados. Se ainda não, confesse os seus pecados a Deus e Ele vai purificá-lo e restaurá-lo à comunhão com Ele (1 João 1:8-9). Mesmo com o perdão, você ainda pode experimentar sentimentos de culpa. Sentir-se culpado sobre o pecado é realmente uma resposta natural da nossa consciência, e esse sentimento existe para nos lembrar a não repetir padrões pecaminosos. Entender que Jesus é plenamente capaz de perdoar qualquer pecado é a esperança da nossa salvação. Entender o perdão é a cura para o sentimento de culpa.

Conhecer esse perdão é realmente um presente bonito e gracioso de um Deus que nos ama e nos permite ver quão verdadeiramente maravilhoso Ele é. Quando contemplamos o nosso próprio pecado e quão miseráveis e indignos do perdão somos, torna-se claro que Deus é amoroso, compassivo e digno de nossa adoração. O nosso orgulho pecaminoso que resiste pedir perdão é o que está entre nós e um relacionamento com um Salvador carinhoso. No entanto, para aqueles que pedem perdão, eles podem acreditar que Jesus é suficiente e está pronto a perdoar e salvá-los dos seus pecados e, no fim das contas, finalmente entrarão em Seus átrios com louvor (Salmo 100:4).



© Copyright Got Questions Ministries