GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso parar de ter pensamentos negativos? Como posso superar o pensamento negativo?"

Resposta:
Pensamento negativo crônico, depressão, ansiedade e distúrbios semelhantes estão aumentando em todo o mundo. Um bom número dos afetados são cristãos professos.

O medo parece ser a causa raiz de muitos desses problemas. Não é de admirar que as pessoas tenham medo em um mundo onde parece que nada é confiável. Pode ser bastante perturbador quando uma pessoa percebe que quase tudo na vida está fora do seu controle – desde o clima até o saldo da sua conta bancária. Todas as coisas nas quais as pessoas confiam para sua segurança, mais cedo ou mais tarde, falharão. No entanto, o cristão que confessa a soberania de um Deus Todo-Poderoso que opera todas as coisas para o seu bem (Romanos 8:28) tem o antídoto para o pensamento negativo.

Quando o pensamento de um cristão é principalmente negativo, ansioso ou duvidoso, isso é sinal de uma séria falta de fé. O autor de Hebreus afirma: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6) e, de acordo com Provérbios 29:25, o medo é uma armadilha, mas a confiança no Senhor mantém o homem seguro. Jesus, ao passear de barco com Seus discípulos durante uma terrível tempestade, perguntou-lhes: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” (Mateus 8:26). Aqueles que lutam contra o pensamento negativo devem fazer a mesma coisa que fariam com qualquer outro pecado – confessar (concordar com Deus que o pensamento negativo é errado porque revela falta de confiança) e fazer todos os esforços para mudar o comportamento.

A oração é uma parte fundamental para superar a negatividade. Jesus ensinou que a oração deve incluir louvor ao Pai e um foco em Sua santidade (Mateus 6:9; veja também Salmo 95:2). Ao orarmos “com ações de graças” (Filipenses 4:6), nós nos concentramos nas bênçãos que recebemos e não deixamos espaço para pensamentos negativos. O Espírito Santo será fiel para ajudar o crente arrependido a superar o pensamento negativo (Mateus 7:7-11).

A leitura diária da Bíblia, especialmente estudos que enfocam as promessas de Deus, são de grande ajuda para superar o pensamento negativo. É útil lembrar que, não importa quão sombrias sejam as circunstâncias atuais, aos cristãos foram prometidos o amor e a vitória de Deus em Cristo (Romanos 8:37-39; 2 Coríntios 2:14).

As Escrituras estão repletas de admoestações de Deus ao Seu povo para superar o medo e a dúvida – mais de 350 mandamentos para “não temer”. Na verdade, o único encorajamento verbal que Jesus dá mais do que qualquer outro é um chamado para uma vida sem medo (por exemplo, Mateus 6:25; 9:2; 10:28; 10:31).

A luta contra o pensamento negativo é uma batalha para a mente. O apóstolo Paulo diz aos crentes em que pensar: coisas que são verdadeiras, respeitáveis, justas, puras, amáveis, de boa fama (Filipenses 4:8). Além de definir quais pensamentos devem ocupar nossas mentes, este texto ensina implicitamente que podemos controlar em que pensamos. Quando surge um pensamento negativo, o pensador que tem a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16) tem a capacidade de expulsá-lo da mente e substituí-lo por pensamentos piedosos. Isso requer prática, mas com persistência, fica mais fácil. Os cristãos devem pensar sobre o que estão pensando e não permitir que suas mentes tenham rédea solta. Em nossa guerra espiritual, recebemos o capacete da salvação – a armadura espiritual para a mente.

Enquanto os cristãos viverem em um mundo temeroso e estressante, os pensamentos negativos virão. Temos a opção de eliminar esses pensamentos ou nutri-los. A boa notícia é que os pensamentos negativos podem ser substituídos por pensamentos positivos, e quanto mais essa substituição piedosa ocorrer, mais paz e alegria podemos experimentar.

© Copyright Got Questions Ministries