GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é um pecado de comissão?"

Resposta:
Existem duas maneiras básicas de pecarmos: por omissão ou comissão. Os pecados de omissão são aqueles em que sabíamos que deveríamos ter feito algo de bom, mas nos recusamos (Tiago 4:17). Um pecado de comissão é um pecado que agimos para cometer, seja em pensamento, palavra ou ação. Um pecado de comissão pode ser intencional ou não intencional. A presciência não é a questão. Se você visitar outro país em que o tráfego dirige na faixa da esquerda, mas você dirige na faixa da direita, ainda está infringindo a lei, sabendo ou não. A Lei do Antigo Testamento prescrevia sacrifícios especiais por pecados que não eram intencionais, mas que eram, no entanto, pecados (Números 15:22–24; cf. Hebreus 9:7).

O primeiro pecado da humanidade foi um pecado de comissão. Deus proibiu o consumo de uma determinada fruta (Gênesis 2:16-17). Adão e Eva conheciam o mandamento de Deus e desobedeceram mesmo assim (Gênesis 3:6). Eles agiram para cometer um ato pecaminoso. Quando o rei Davi cometeu adultério e depois mandou matar Urias para encobrir o seu pecado, ambos foram pecados de comissão (2 Samuel 11). A Bíblia não esconde os detalhes muitas vezes sórdidos da vida das pessoas que Ele amou e usou mesmo assim. Suas páginas estão repletas de pecados cometidos por grandes líderes como Abraão (Gênesis 20:2), Moisés (Êxodo 2:11-12), Davi (2 Samuel 12:13), Salomão (Neemias 13:26), Pedro (Mateus 26:74–75) e Paulo (Gálatas 1:13).

Todos somos culpados de pecados de comissão. Todos nós cometemos pecados intencionais quando agimos de maneiras que Deus proibiu. Também cometemos pecados não intencionais em nossa ignorância dos padrões de Deus (Atos 3:17; 1 Pedro 1:14; Levítico 4:13-14). A nossa natureza pecaminosa nos impede de ter comunhão com Deus. Podemos ser capazes de limitar o número de pecados que cometemos abertamente, mas não podemos purificar os nossos corações. Jesus disse que “o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:18-19).

Por isso precisamos de Jesus. Não podemos deixar de pecar e, pecando, eliminamos qualquer esperança de nos conectarmos com um Deus santo. Somente quando permitimos que a morte e ressurreição de Cristo sejam o nosso substituto é que o nosso pecado pode ser expurgado (Colossenses 2:14; Romanos 6:6). 2 Coríntios 5:21 diz: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus tomou sobre Si todos os nossos pecados de comissão e omissão e pagou a dívida que temos com Deus.

O Salmo 51 é a oração que Davi escreveu depois de ter sido confrontado com o seu próprio pecado de comissão. Ele havia pecado muito, e houve consequências (2 Samuel 12:14–15). No entanto, Davi sabia como se arrepender. E ele tinha confiança suficiente na misericórdia de Deus para clamar: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:10-12). Davi modela para nós a maneira correta de lidar com os nossos pecados de comissão. Quando reconhecemos o nosso pecado contra Deus, podemos nos voltar para Ele, reconhecer esse pecado e pedir a Sua purificação. Podemos confiar no poder do sangue derramado de Jesus para limpar todos os nossos pecados. Deus promete nos restaurar à comunhão e nos fortalecer para viver de uma maneira que Lhe agrade (Filipenses 4:13).

© Copyright Got Questions Ministries