GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa que Satanás é o pai da mentira (João 8:44)?"

Resposta:
Falando a um grupo de judeus, Jesus disse: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

Satanás é o “pai da mentira” no sentido de que ele é o mentiroso original. Ele é o “pai” da mentira da mesma forma que Martinho Lutero é o “pai” da Reforma e Robert Goddard é o “pai” dos foguetes modernos. Satanás contou a Eva, no Jardim do Éden, a primeira mentira registrada da história. Depois de plantar sementes de dúvida na mente de Eva com uma pergunta (Gênesis 3:1), ele contradiz diretamente a Palavra de Deus dizendo a ela: "É certo que não morrereis" (Gênesis 3:4). Com essa mentira, Satanás conduziu Eva à morte; Adão seguiu, e todos nós também.

Mentir é a principal arma de Satanás contra os filhos de Deus. Ele usa a tática do engano para separar as pessoas de seu Pai celestial. Algumas de suas mentiras mais comuns são "não há Deus", "Deus não Se importa com você", "não se pode confiar na Bíblia" e "suas boas obras o levarão para o céu". O apóstolo Paulo nos diz que Satanás “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14), de modo que o que ele diz e faz parece bom e razoável. Mas isso é nada mais do que uma falsa aparência.

Muitas das mentiras de Satanás tendem a se perpetuar. Foi o que aconteceu quando Eva convenceu Adão a também acreditar na mentira do diabo. Hoje, Satanás ainda usa pessoas para espalhar suas mentiras no seu lugar. Frequentemente, ele usa pessoas carismáticas, mas tolas, para promover suas falsidades, como no caso de religiões e seitas falsas.

A Bíblia tem muitos nomes para Satanás a fim de descrever sua verdadeira natureza, incluindo “o príncipe do mundo” (João 12:31), “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4), “o tentador” (1 Tessalonicenses 3:5 ), "o sedutor de todo o mundo" (Apocalipse 12:9), "Belzebu" (literalmente, "senhor das moscas", o governante dos demônios, em Mateus 10:25) e "Belial", que significa "o maligno" (2 Coríntios 6:15).

Satanás tem dito mais mentiras para mais pessoas (e até mesmo anjos) do que qualquer outro ser já criado. Seu sucesso depende das pessoas acreditarem em suas mentiras. Ele tem usado de tudo, desde “pequenas mentiras inocentes” a inverdades gigantescas e gritantes para enganar as pessoas. Adolph Hitler, um homem que aprendeu a mentir com eficácia, disse certa vez: “Se você contar uma mentira grande o suficiente e contá-la com bastante frequência, acreditarão nela”.

Se uma mentira é pequena ou grande, não é realmente o problema. As mentiras são do diabo. Se você mentiu pelo menos uma vez, então, a menos que se arrependa, você não entrará no céu. A Bíblia ensina que todos os mentirosos “a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8). Provérbios 19:9 também ensina que quem mente será punido.

Obedeça a Marcos 1:15 para evitar esse destino: “arrependei-vos e crede no evangelho.” Jesus é a verdade (João 14:6), e Ele nunca irá enganá-lo. Aqueles que vêm a Jesus com fé descobrirão que “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

© Copyright Got Questions Ministries