GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Qual é a origem do batismo?"

Resposta:
Em primeiro lugar, deve-se entender que o batismo é uma proclamação externa de uma conversão interna. Em outras palavras, o batismo é um ato cerimonial realizado depois que uma pessoa aceita Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Isso geralmente é feito na presença do corpo da igreja como uma proclamação pública de sua fé.

Quanto à origem do batismo, os teólogos cristãos sugerem que, embora o batismo fosse usado por João Batista, o batismo em si não se originou com os cristãos ou, nesse caso, com João. Os judeus praticavam o batismo como um ato tradicional de purificação e a iniciação de convertidos ao Judaísmo muito antes da vinda do Messias. A origem do batismo pode ser encontrada no livro de Levítico, onde os sacerdotes levitas receberam a ordem de realizar uma purificação simbólica na água antes e depois de cumprir seus deveres sacerdotais. Levítico 16:4 nos diz: “Ele vestirá a túnica sagrada de linho, terá as calças de linho sobre a pele, porá o cinto de linho na cintura e se cobrirá com a mitra de linho; são estas as vestes sagradas. Banhará o seu corpo em água e então porá essas vestes.” A Escritura também declara em Levítico 16:23-24: “Depois, Arão virá à tenda do encontro, despirá as vestes de linho que havia usado quando tinha entrado no santuário e ali as deixará. Banhará o seu corpo em água no lugar santo e porá as suas roupas. Então sairá, e oferecerá o seu holocausto e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.”

Embora o ato descrito nessas passagens do Antigo Testamento não tenha sido especificamente chamado de “batismo”, ele destaca o quão importante e sagrada (e prática) é a limpeza cerimonial para Deus. O "batismo de arrependimento" de João (Lucas 3:3; Atos 19:4) seguiu este paradigma de purificação, embora a purificação final do pecado só esteja disponível por meio de Cristo, e o batismo de João foi o prenúncio disso. O significado do batismo como uma cerimônia do Novo Testamento é que, como crentes em Jesus Cristo, somos batizados em Sua morte (Romanos 6:3) e ressuscitados para andar em novidade de vida (Romanos 6:4). O Senhor ensinou o significado do batismo na medida em que Ele próprio foi batizado por João Batista no início de Seu ministério (Marcos 1:9).

© Copyright Got Questions Ministries