GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Que tipo de orações devemos orar pelos incrédulos?"

Resposta:
Podemos aprender a orar pelos incrédulos quando seguimos o exemplo das orações que Jesus orou. João 17 é a oração registrada mais longa de Jesus e nos mostra como Ele orava. O versículo 3 diz: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." Ele orou para que as pessoas conhecessem o Deus Pai. E o meio pelo qual poderiam conhecer Deus é através de Cristo, o Filho (João 14:6; 3:15-18). Se esse era o desejo de Jesus, sabemos que estamos certos quando oramos de forma semelhante. Qualquer oração que concorde com Deus é uma oração eficaz (1 João 5:14, Tiago 5:16).

2 Pedro 3:9 também nos dá um vislumbre do coração de Deus para os incrédulos. Ele diz: "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." Não é o desejo de Deus que ninguém passe a eternidade longe de Sua presença (Romanos 6:23). Quando oramos por arrependimento na vida dos incrédulos, estamos de acordo com Deus. Também podemos orar por oportunidades para sermos as mãos e os pés de Jesus a fim de que outras pessoas possam conhecer a Sua bondade (Gálatas 6:10; Colossenses 4:5; Efésios 5:15-16). Podemos orar por coragem, como fizeram os apóstolos, em aproveitar essas oportunidades quando Deus as disponibiliza (Atos 4:13, 29; Efésios 6:19).

Também podemos orar para que Deus orquestre qualquer circunstância necessária para transformar corações teimosos em se arrependerem. O salmo 119:67 diz: "Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra." Muitas vezes são as circunstâncias dolorosas que nos levam a Cristo. Quando oramos por amados que não conhecem Jesus, é tentador pedir a Deus por proteção e bênção. No entanto, às vezes é necessário orar o contrário, se isso é o que é necessário para quebrar o controle que a idolatria tem em suas vidas. O conforto, o materialismo, a sensualidade e o vício são deuses falsos que mantêm os incrédulos na escravidão. Orar pela vontade de Deus pode exigir que oremos para que o Senhor remova a Sua proteção e conforto a fim de levar essas pessoas ao lugar onde precisam procurar Deus. Não há nada mais importante para os nossos entes queridos incrédulos do que buscarem Deus e encontrá-Lo.

Orar por outros agrada a Deus (1 Timóteo 2:1-4). É uma maneira de mostrar amor por outras pessoas (1 João 4:7). Mesmo quando não temos certeza de como orar, podemos nos consolar com a promessa de Romanos 8:26. Deus sabe que nem sempre sabemos o que orar. Ele enviou o Espírito Santo para interceder por nós, para que os desejos de nossos corações sejam transportados para a sala do trono do céu.

© Copyright Got Questions Ministries