GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a oração da fé?"

Resposta:
A frase “a oração da fé” vem de uma passagem em Tiago 5, que diz que “a oração da fé salvará o enfermo” (Tiago 5:15).

Alguns cristãos acreditam que este versículo significa que, se apenas alguém orar com fé suficiente, a cura do enfermo é garantida. Outros acreditam que “a oração da fé” simplesmente se refere à oração feita pelos anciãos da igreja, e a palavra salvar refere-se às vezes ao conforto espiritual e emocional de Deus, em vez da cura física (veja 2 Coríntios 1:3–5).

Aqui está o contexto do versículo: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tiago 5:14–16).

A “oração da fé” é feita pelos presbíteros de uma igreja que visitam uma pessoa doente sob seus cuidados espirituais. A oração, acompanhada de unção com óleo, é oferecida “em nome do Senhor”; isto é, na autoridade do Senhor e sujeito à Sua vontade. A oração é feita com plena confiança no poder de Deus para curar. Se a doença em particular for o resultado de um pecado pessoal, então a confissão e o arrependimento desse pecado também são necessários.

O “levantamento” de Tiago 5:15 não é necessariamente físico – se fosse, então nenhum crente chegaria a morrer! Muitos cristãos morrem de doenças ou ferimentos todos os anos, mas isso não significa que não tenham fé ou que aqueles que oram por eles não tenham fé. Significa simplesmente que não era a vontade do Senhor curar naquele caso particular (veja 1 João 5:14). A oração da fé é feita com fé, e parte da fé é confiar que Deus sabe o que é melhor. Aqueles que oram devem ser inabaláveis em sua confiança de que Deus sempre fará o que é certo. Tendo feito a oração da fé, podemos alegremente entregar a nossa vida nas mãos de Deus. A restauração do doente que Tiago 5:15 garante como resultado da oração da fé inclui a restauração emocional e espiritual que vem na forma de conforto e paz de Deus.

Jesus falou repetidamente com Seus discípulos sobre a oração. Ele lhes disse para orarem a fim de que o reino de Deus fosse representado na terra e para que a Sua vontade fosse feita; Ele lhes disse para orarem por seu sustento diário, por perdão e por força contra a tentação (Mateus 6:9–13). Ele também lhes disse que qualquer coisa que pedissem em Seu nome, para a glória de Deus, seria feito em seu favor (João 14:13-14), e Cristo lhes assegurou que Deus sabe como dar boas dádivas aos Seus filhos (Mateus 7:11). Todas essas passagens enfatizam a bondade e o cuidado de Deus por nós, mas nenhuma delas garante a cura física. Pedimos a vontade de Deus, imploramos pelo que desejamos e oramos em Seu nome, mas às vezes a cura física não é o Seu plano para nós.

© Copyright Got Questions Ministries