GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado?"

Resposta:
Em Marcos 2:27, Jesus disse: "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Essa declaração foi uma resposta à acusação de que seus discípulos estavam infringindo a lei referente ao descanso no sábado, quando passaram por alguns campos e arrancaram espigas de milho (veja Marcos 2:23-28; também Mateus 12:1-8; Lucas 6:1-5).

Quando os fariseus acusaram os discípulos de Jesus, Jesus os lembrou de um exemplo do Antigo Testamento. Certa vez, Davi passou fome e recebeu pão consagrado que, segundo a lei, era apenas para os sacerdotes (1 Samuel 21:1-6). O pão consagrado satisfazia uma necessidade real do ungido de Deus (Davi) e seus seguidores, da mesma forma que no tempo de Jesus o grão supria uma necessidade real do ungido de Deus (Jesus) e Seus discípulos.

Davi e seus homens não erraram ao comer os pães da proposição, e os discípulos de Jesus não pecaram ao colher grãos no sábado. Jesus conclui: "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem é senhor também do sábado" (Marcos 2:27-28). Esta resposta de Jesus aos fariseus acusadores contém duas lições importantes.

Primeiro, o sábado foi criado para ajudar as pessoas, não como um fardo. Ao contrário do intenso trabalho diário dos escravos no Egito, a Lei mosaica ordenava que os israelitas descansassem um dia por semana. A lei dos fariseus tornava o sábado um fardo ao acrescentar restrições que iam além do que a lei de Deus dizia. Pegar uma espiga de grão e comê-la enquanto caminhava pelo campo não deveria ser considerado “colheita” como os fariseus tentavam classificar. Os discípulos não haviam violado a lei de Deus; apenas violavam a rígida interpretação da lei feita pelos fariseus. Jesus lembrou aos fariseus o propósito original do sábado.

Jesus nos dá uma mensagem semelhante em Marcos 3:1-6 (também Mateus 12:9-14; Lucas 6:6-11) quando cura um homem no sábado. Os fariseus buscavam acusar Jesus e observavam atentamente a Sua resposta a um homem com a mão enrugada. "Então lhes perguntou: - É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Mas eles ficaram em silêncio" (Marcos 3:4). O sábado não se destinava a sobrecarregar as pessoas, mas a aliviar seu fardo. Alguém proibir atos de misericórdia e bondade no sábado de Deus é contra tudo o que é certo. Jesus, o Senhor do sábado, fez a coisa certa e curou o homem, e foi aí que os fariseus concordaram com os herodianos em matar Jesus.

Em segundo lugar, Jesus também é o Senhor do sábado. O que significa isto? Outra maneira de expressar essa ideia é dizer que Jesus é o dono do sábado. Ele é Deus em forma humana e criou o sábado. Como Aquele que escreveu a lei, Jesus certamente supervisiona como a lei deve ser aplicada. Os fariseus elevaram suas próprias regras ao nível das de Deus, impondo pesados fardos ao povo, e acabaram repreendendo o próprio Legislador.

Jesus também é o Senhor do sábado, pois o sábado representa o descanso que Jesus oferece. Jesus se tornou nosso descanso quando fez tudo o que era necessário para a nossa salvação (Hebreus 4). Ele cumpriu a Lei e os Profetas (Mateus 5:17). “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4). Descansamos, espiritualmente, nEle; Ele nos garantiu a bênção eterna.

Como crentes, livres em Cristo, não seremos julgados por guardarmos ou não o sábado (Colossenses 2:16). Em vez disso, devemos obedecer ao Senhor do sábado, isto é, Jesus Cristo. Nele encontramos o nosso descanso e os setes dias da semana são cheios de adoração a Ele.

© Copyright Got Questions Ministries