GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a oração?"

Resposta:
A definição mais básica da oração é “falar com Deus”. A oração não é meditação ou reflexão passiva; é dirigir-se diretamente a Deus. É a comunicação da alma humana com o Senhor que a criou. A oração é a principal maneira para o crente em Jesus Cristo comunicar suas emoções e desejos com Deus e ter comunhão com Ele.

A oração pode ser audível ou silenciosa, privada ou pública, formal ou informal. Toda oração deve ser feita com fé (Tiago 1:6), no nome do Senhor Jesus (João 16:23) e no poder do Espírito Santo (Romanos 8:26). A oração cristã é dirigida ao Deus trino da Bíblia. Oramos ao Pai, por meio do Filho, pelo poder do Espírito Santo. Os ímpios não desejam orar (Salmo 10:4), mas os filhos de Deus têm um desejo natural de orar (Lucas 11:1).

A oração é descrita na Bíblia como buscar o favor de Deus (Êxodo 32:11), derramar a alma ao Senhor (1 Samuel 1:15), clamar aos céus (2 Crônicas 32:20), aproximar-se de Deus (Salmo 73:28), e ajoelhar-se diante do Pai (Efésios 3:14).

Paulo escreveu: “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). Não se preocupe com nada; ore sobre tudo.

Tudo? Sim, Deus quer que falemos com Ele sobre tudo. Com que frequência devemos orar? A resposta bíblica é “orar sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). Devemos manter uma conversa contínua com Deus durante todo o dia. Podemos orar em toda e qualquer circunstância. A oração desenvolve o nosso relacionamento com Deus e demonstra nossa confiança e total dependência nEle.

A oração é a maneira do cristão se comunicar com Deus. Oramos para louvar a Deus, agradecer-Lhe e dizer-Lhe o quanto O amamos. Oramos para desfrutar da Sua presença e dizer-Lhe o que está acontecendo em nossas vidas. Oramos para fazer pedidos, buscar orientação e pedir sabedoria. Deus ama essa troca com Seus filhos, assim como amamos a troca que temos com nossos filhos. A comunhão com Deus é o coração da oração. Muitas vezes perdemos de vista o quão simples a oração deve ser.

Quando fazemos petições a Deus, estamos dizendo a Ele exatamente onde estamos e o que gostaríamos que acontecesse. Em nossas orações, devemos admitir que Deus é maior do que nós e, em última análise, sabe o que é melhor em qualquer situação (Romanos 11:33-36). Deus é bom e nos pede para confiarmos nEle. Na oração, dizemos, essencialmente: “Não a minha vontade, mas a Tua vontade seja feita”. A chave para a oração respondida é orar de acordo com a vontade de Deus e de acordo com a Sua Palavra. A oração não é buscar a nossa própria vontade, mas buscar nos alinhar mais plenamente com a vontade de Deus (1 João 5:14-15; Tiago 4:3).

A Bíblia contém muitos exemplos de oração e muitas exortações para orarmos (veja Lucas 18:1; Romanos 12:12; e Efésios 6:18). A casa de Deus deve ser uma casa de oração (Marcos 11:17), e o povo de Deus deve ser um povo de oração: “Mas vocês, meus amados, edificando-se na fé santíssima que vocês têm, orando no Espírito Santo, mantenham-se no amor de Deus” (Judas 1:20-21).

© Copyright Got Questions Ministries