GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que acontece com aqueles que nunca ouviram falar de Jesus? Deus condenará uma pessoa que nunca ouviu falar dEle? | GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
Todas as pessoas são responsáveis perante Deus, quer tenham ou não “ouvido falar dEle”. A Bíblia nos diz que Deus se revelou claramente na natureza (Romanos 1:20) e nos corações das pessoas (Eclesiastes 3:11). O problema é que a raça humana é pecadora; todos nós rejeitamos esse conhecimento de Deus e nos rebelamos contra Ele (Romanos 1:21-23). Se não fosse pela graça de Deus, estaríamos entregues aos desejos pecaminosos dos nossos corações, permitindo-nos descobrir quão inútil e miserável é a vida longe dEle. Deus faz isso por aqueles que O rejeitam continuamente (Romanos 1:24-32).

Na realidade, não é que algumas pessoas não tenham ouvido falar de Deus. Pelo contrário, o problema é que rejeitaram o que ouviram e o que é facilmente visto na natureza. Deuteronômio 4:29 proclama: “De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” Esse versículo ensina um princípio importante: todo aquele que verdadeiramente busca a Deus O encontrará. Se uma pessoa realmente deseja conhecer a Deus, Deus se dará a conhecer.

O problema é que “não há quem entenda, não há quem busque a Deus” (Romanos 3:11). As pessoas rejeitam o conhecimento de Deus que está presente na natureza e nos seus próprios corações e, em vez disso, decidem adorar um “deus” da sua própria criação. É tolice debater a justiça de Deus ter enviado para o inferno alguém que nunca teve a oportunidade de ouvir o evangelho de Cristo. As pessoas são responsáveis perante Deus por aquilo que Ele já lhes revelou. A Bíblia diz que as pessoas rejeitam esse conhecimento e, portanto, Deus é justo ao condená-las ao inferno.

Em vez de debater o destino daqueles que nunca ouviram, nós, como cristãos, devemos fazer o nosso melhor para garantir que ouçam. Somos chamados a espalhar o evangelho pelas nações (Mateus 28:19-20; Atos 1:8). Sabemos que as pessoas rejeitam o conhecimento de Deus revelado na natureza, e isso deve motivar-nos a proclamar as boas novas da salvação através de Jesus Cristo. Somente aceitando a graça de Deus através do Senhor Jesus Cristo as pessoas podem ser salvas dos seus pecados e resgatadas de uma eternidade longe de Deus.

Se supormos que aqueles que nunca ouvem o evangelho recebem a misericórdia de Deus, perdemos a nossa motivação para o evangelismo. Também nos deparamos com um problema terrível. Se as pessoas que nunca ouvem o evangelho são automaticamente salvas, então faz mais sentido garantir que ninguém jamais terá a oportunidade de ouvir o evangelho – porque então haveria uma chance de que elas rejeitariam a Cristo e fossem condenadas.

A Bíblia deixa claro que aqueles que perecem sem Cristo enfrentarão uma eternidade no inferno. O mandato de Jesus de evangelizar o mundo inteiro ainda está em vigor. As pessoas precisam invocar o nome do Senhor, mas “como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Romanos 10:14–15). Aqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo precisam desesperadamente ouvir, e isso fez com que Paulo exclamasse: “... ai de mim se não pregar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16).

© Copyright Got Questions Ministries