GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Qual é o novo mandamento?"

Resposta:
Jesus revelou o “novo mandamento” em João 13:34–35, enquanto falava com Seus discípulos na noite em que foi traído por Judas. Ele havia observado Seu discípulo traidor deixar a mesa de jantar para completar a má ação. Depois que Judas tinha saído, Jesus falou aos onze restantes: “Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros. Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros”.

Jesus havia ensinado muitas coisas aos discípulos durante os três anos em que estiveram juntos, mas esse novo mandamento foi o último antes de Ele ser crucificado. O que seria necessário para impactar o mundo como Ele havia feito? Não seriam suas habilidades de oratória, seus poderes de operar milagres ou sua coragem. Jesus disse que o mundo seria atraído por Sua mensagem quando visse Seus seguidores continuando a amar uns aos outros.

Ao dar o novo mandamento, Jesus lançou as bases para a formação de um grupo de pessoas único na história da humanidade. Jesus criou um grupo identificado por uma coisa: o amor. Outros grupos podem se identificar pela cor da pele, pelo uniforme, pelos interesses compartilhados, pela adesão a um código de comportamento, pela alma mater, etc. No entanto, a igreja é única. Pela primeira e única vez na história, Jesus criou um grupo cujo fator de identificação é o amor. Os seguidores de Cristo são reconhecidos por seu amor uns pelos outros.

O novo mandamento de amar uns aos outros é algo de que todos precisamos. Os discípulos não começaram amando uns aos outros. Eram um grupo de pessoas diferentes, incapazes de mudar o mundo com suas próprias forças: alguns amigos, alguns parentes, alguns desconhecidos. Eram tão difíceis, pecaminosos e egoístas quanto qualquer outra pessoa. Entretanto, nestes três anos que seguiram a este novo rabino, puderam experimentar o amor de Deus como ninguém jamais havia feito antes. Perceberam que este era o Deus encarnado. O amor e a paciência que Cristo demonstrou ao ensiná-los começaram a mudá-los. Cristo foi um exemplo de amor para eles. Isso demonstrou a compaixão e a bondade que Deus tem pela humanidade, mas esse era um Deus muito diferente de como os fariseus o descreveram.

Freqüentemente, no Sermão da Montanha, Jesus começava seus ensinamentos dizendo: "Vocês ouviram o que foi dito aos antigos... Eu, porém, lhes digo" (Mateus 5:21-38). E Ele ensinou sobre o amor de uma forma que Seus ouvintes nunca tinham ouvido antes: "— Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo.’ Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para demonstrarem que são filhos do Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:43-45).

Quando Jesus deu o novo mandamento a Seus discípulos na noite antes de ser crucificado, esse mandamento se encaixava com tudo o que Ele havia dito e feito. Embora não entendessem na época, Jesus estava dizendo que não ficaria com eles por muito tempo. Os discípulos tinham que demonstrar ao mundo o mesmo amor que Jesus lhes havia demonstrado para que a Sua mensagem tivesse um impacto no mundo após a Sua morte.

Não foi fácil amá-los no começo. Na verdade, alguns deles, como Mateus, um cobrador de impostos, não eram dignos de amor (Mateus 9:9). Mas por três anos Jesus mostrou que o amor não depende do valor da pessoa amada. O amor de Deus aceita defeitos, fraquezas e falta de dignidade. Jesus demonstrou esse amor incondicional ao lavar os pés de Seus discípulos, mesmo os pés de quem ia traí-lo. Depois de fazer uma tarefa tão humilde, Jesus disse: “Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também” (João 13:14-15). Ele exemplificou o amor descrito em 1 Coríntios 13:4-7. O novo mandamento que Jesus deu a todos que querem ser Seus discípulos é que vivam com esse tipo de amor (Lucas 9:23).

© Copyright Got Questions Ministries