GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a nova unção?"

Resposta:
Algumas igrejas pentecostais e carismáticas pregam sobre ter uma “nova unção”. Diz-se que essa nova unção é um novo derramamento do Espírito Santo de Deus na vida dos crentes especificamente para ajudá-los a experimentar mais poder, mais alegria e mais santidade. Embora haja muito na Bíblia sobre a unção, ensinar os cristãos a buscar uma “nova” unção não é necessariamente bíblico, por mais bem-intencionado e espiritual que o ensino possa ser.

Ao examinar o conceito de uma nova unção, voltemos ao Antigo Testamento e avancemos até o ministério de Jesus Cristo e além.

Na Lei, Deus deu instruções para fazer “o óleo sagrado para a unção” (Êxodo 30:25). Este óleo deveria ser usado para ungir o tabernáculo, a arca, a mesa e seus utensílios, o candelabro, o altar do incenso, o altar do holocausto, a bacia e Arão e seus filhos. (versículos 26-30). Arão e seus filhos foram ungidos para “consagrá-los para que possam servir [ao Senhor] como sacerdotes” (Êxodo 28:41).

Em todo o Antigo Testamento, vemos que Deus ordenou que várias pessoas fossem ungidas como símbolo do chamado divino daqueles homens. O profeta Samuel ungiu Saul com azeite (1 Samuel 10:1) e deu-lhe esta promessa: “O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem” (versículo 6). Mais tarde, Samuel ungiu Davi, com um resultado semelhante: “... daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi” (1 Samuel 16:13). Nesses exemplos de Saul e Davi sendo ungidos como reis de Israel, também vemos que o Espírito de Deus desceu sobre eles. Por esta razão, óleo ou unção é muitas vezes visto como representante do Espírito Santo.

A unção nem sempre envolvia um derramamento literal de óleo. O termo ungido também é usado na Bíblia para descrever alguém que Deus escolheu para uma tarefa específica. Por exemplo, o rei persa Ciro é chamado de “ungido” de Deus em Isaías 45:1, embora ninguém tenha derramado óleo sobre Ciro. Aquele rei persa estava simplesmente sendo declarado separado para servir a Deus. Jesus leva o título de Cristo, que significa “Ungido” – Jesus foi separado para o serviço final de Deus. Depois que Jesus foi batizado por João Batista, o Espírito de Deus desceu sobre Ele como uma pomba (Mateus 3:13-16). “... como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (Atos 10:38).

Aqui está uma verdade maravilhosa: sob a Nova Aliança em Cristo Jesus, todo crente é ungido por Deus para o serviço. Toda pessoa que crê em Jesus Cristo é perdoada e selada com o Espírito Santo da promessa. “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou” (1 João 2:27). “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração” (2 Coríntios 1:21-22).

O ensino de uma “nova unção” após a salvação não é encontrado na Bíblia. A Bíblia nunca nos diz para pedir que o Espírito Santo venha sobre nós pela simples razão de que Ele já veio. Todos os crentes são sobrenatural e permanentemente ungidos pelo Espírito Santo. Somos declarados santos pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo.

Aqueles que ensinam a “nova unção” tendem a buscar experiências sobrenaturais vistosas em sua caminhada cristã. Aqueles que afirmam ter experimentado uma nova unção ainda podem se perguntar por que ainda acham a vida uma luta e por que o pecado ainda resiste a essa luta. É porque todo cristão anda em lutas diárias, e nenhuma unção especial ou nova vai mudar isso.

© Copyright Got Questions Ministries