GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa que ninguém pode servir a dois senhores em Mateus 6:24?"

Resposta:
Em Mateus 6:24, Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Ele falou essas palavras como parte do Seu Sermão da Montanha (Mateus 5-7), no qual disse que era tolice armazenar tesouros na terra onde “a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” (Mateus 6:19–20); antes, Ele nos exortou a acumular tesouros no céu, onde durarão para sempre. O obstáculo que nos impede de investir com sabedoria é o coração. Onde quer que esteja o nosso tesouro, ali estará o nosso coração (Mateus 6:21). Seguimos o que cativa os nossos corações, e Jesus deixou claro que não podemos servir a dois senhores.

Um mestre é qualquer coisa que nos escravize (Romanos 6:16). Álcool, luxúria e dinheiro são mestres de algumas pessoas. Na advertência de Jesus de que não podemos servir a dois senhores, Ele especifica o dinheiro como senhor em oposição a Deus.

O chamado de Jesus para segui-lO é um chamado para abandonar todos os outros mestres. Ele chamou Mateus, o cobrador de impostos, da coletoria (Mateus 9:9). Mateus obedeceu e se afastou de riquezas extravagantes e negócios sujos. Jesus chamou Pedro, Tiago e João do cais de pesca (Marcos 1:16-18). Obedecer ao chamado de Jesus significava que tinham que deixar para trás tudo o que sabiam, tudo pelo que trabalharam. Jesus chamou Paulo, um fariseu bem-sucedido, com as palavras: “…pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (Atos 9:16). Essas palavras nunca farão parte de uma campanha publicitária de grande escala para o Cristianismo - mas talvez devessem, porque é isso que significa seguir a Jesus (Lucas 9:23). Devemos abandonar tudo o mais, não importa o custo (Mateus 10:34-39).

O Senhor descreve a Si mesmo como um “Deus zeloso” (Êxodo 34:14). Isso significa que Ele guarda o que é Seu por direito. Ele é justamente ciumento de nossas afeições porque fomos criados para conhecê-lO e amá-lO (Colossenses 1:16). Ele não é ciumento por Si mesmo; Ele não precisa de nada (Salmo 50:9-10). Ele tem ciúmes de nós porque precisamos dEle (Marcos 12:30; Mateus 22:37). Quando servimos a outro senhor, como o dinheiro, roubamos a nós mesmos de tudo o que fomos criados para ser e roubamos a Deus de Sua adoração legítima.

A reivindicação de Jesus para nós é exclusiva. Ele nos comprou com o Seu próprio sangue e nos livrou do nosso antigo mestre, o pecado (1 Coríntios 6:20; 7:23; Romanos 6:17). Ele não divide o Seu trono com ninguém. Durante o tempo de Jesus na terra, algumas pessoas O seguiram por algum tempo, mas a sua devoção era superficial (Lucas 9:57-62). Eles queriam algo que Jesus ofereceu, mas não eram comprometidos (Marcos 10:17-22). Outras coisas eram mais importantes. Eles queriam servir a dois senhores.

Não podemos servir a dois senhores porque, como Jesus ressaltou, acabamos odiando um e amando o outro. É apenas natural. Mestres adversários exigem coisas diferentes e levam a caminhos diferentes. O Senhor está indo em uma direção, e a nossa carne e o mundo estão indo na outra. Uma escolha deve ser feita. Quando seguimos a Cristo, devemos morrer para todo o resto, ou não conseguiremos segui-lO. Seremos como algumas das sementes da parábola de Jesus (Lucas 8:5-15) – apenas uma parte dessas sementes realmente deu frutos. Algumas brotaram no início, mas depois murcharam e morreram. Elas não estavam profundamente enraizadas em solo bom.

Se tentarmos servir a dois senhores, teremos lealdades divididas e, quando as dificuldades do discipulado colidem com a atração do prazer carnal, a atração magnética da riqueza e do sucesso mundano nos afastará de Cristo (veja 2 Timóteo 4:10). O chamado à piedade vai contra a nossa natureza pecaminosa. Somente com a ajuda do Espírito Santo podemos permanecer dedicados a um Mestre (João 6:44).



© Copyright Got Questions Ministries