GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso encontrar conforto quando um ente querido não salvo morreu?"

Resposta:
Para o crente, a morte de um ente querido descrente é muito difícil. Às vezes parece que nunca encontraremos conforto ou paz de espírito quando conhecemos o destino que aguarda os descrentes. Quando um ente querido salvo morre, sentimos a sua falta, mas não nos entristecemos "como os outros que não têm esperança" (1 Tessalonicenses 4:13), porque sabemos que um dia seremos reunidos no céu.

Mas para aqueles que morrem sem Cristo, sabemos que não os veremos novamente, e encontrar conforto nessa situação é muito difícil.

Especialmente para aqueles que se esforçaram muito para comunicar as verdades do Evangelho a seus entes queridos, está associada a essa situação uma dor que pergunta "por quê?" Como cristãos, nós nos perguntamos como alguém pode recusar um presente tão precioso. Nossa alegria no Senhor nos leva a querer essa mesma alegria para os outros. No entanto, a verdade é que, embora o convite seja aberto a todos, alguns não aceitarão a oferta. Entretanto, podemos ter conforto, encorajamento e certeza na verdade de que, mesmo que nunca mais vejamos nosso ente querido, Deus é sempre fiel e justo. É incrível entender que Deus é tão paciente e deixa a porta aberta por tanto tempo.

"Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra" (Gênesis 18:25)? Este é um grande conforto para aqueles de nós com entes queridos que passaram para a eternidade e não temos certeza do destino de suas almas. Deus é um Juiz soberano de justiça, cheio de graça e misericórdia para todos os que O invocam. É a Sua própria justiça que oferece um "caminho" para que todos escapem do julgamento da Sua retidão, e é nessa justiça que devemos descansar. É a graça que nos salva, e é a graça na qual devemos permanecer quando passamos pela dupla dor da morte de um ente querido não salvo. Devemos lembrar que não podemos fazer essa escolha por mais ninguém, e se foram para a eternidade sem Cristo, essa foi a escolha deles, apesar da oferta da graça.

Embora possamos ter dor na lembrança daquele ente querido enquanto estamos nesta vida e passamos pelo processo de luto, chegará um momento em que cada crente renascido estará com o Senhor. Naquele dia “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Apocalipse 21:4). Não podemos compreender como isso será porque vivemos no tempo e somos limitados por nossas mentes finitas. No entanto, apenas o pensamento disso é suficiente para trazer conforto e encorajamento. Quando virmos o Senhor, toda a tristeza que temos agora desaparecerá. "Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria" (João 16:22). Enquanto isso, podemos nos apoiar nos braços eternos de Deus, o qual sente a nossa dor e nos conforta com o Seu grande amor e misericórdia.

© Copyright Got Questions Ministries