GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "É não ler a Bíblia um pecado?"

Resposta:
Pecado é qualquer palavra, pensamento, motivação ou ação que "carece da glória de Deus" (Romanos 3:23). Pecado é quebrar a lei de Deus e rebelar-se contra Sua natureza e decretos. Se Deus deseja que leiamos a Sua Palavra, então não lê-la é pecado.

O próprio fato de Deus ter inspirado a Sua Palavra e garantido a sua preservação ao longo dos séculos sugere que Ele deseja que ela seja lida. Por que Deus escreveria um livro se não Se importasse se as pessoas o lessem ou não?

O pecado começa no coração, e é aí que Deus olha (1 Samuel 16:7; Jeremias 17:10; Romanos 8:27). Se não estivermos lendo a Bíblia porque não estamos interessados no que Deus disse, somos culpados de apatia. Se não estivermos lendo a Bíblia porque pensamos que não precisamos, somos culpados de orgulho. Se não estivermos lendo a Bíblia porque não conseguimos encontrar tempo ou não a consideramos importante, somos culpados de ter prioridades erradas. Jesus disse: "Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33). Jesus também disse: "Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido" (Lucas 12:48). Deus espera que invistamos nosso tempo, recursos, paixões e serviço naquilo que tem valor eterno. Aqueles que têm a Palavra de Deus na ponta dos dedos responderão a Ele pelo que fizeram com esse alto privilégio.

No Salmo 119, que é todo sobre a Palavra de Deus, o salmista "aprende", "considera", "cumpre", "narra" e "medita" na Palavra de Deus (Salmo 119:6-8, 13, 15). Todas essas ações pressupõem uma leitura da Bíblia. Não apenas uma leitura, mas um desejo profundo de conhecer a Palavra de Deus, aplicá-la à vida e compartilhá-la com os outros.

Além do exemplo do salmista, o crente é instruído a procurar "apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15). Tendo recebido o comando direto de estudar a Palavra, então parece que não ler a Bíblia é pecado.

Ler e estudar a Palavra de Deus nos equipa para lidarmos melhor com os desafios da vida. Evitar o pecado de omissão (não ler a Bíblia) pode evitar os pecados cometidos: "Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti" (Salmo 119:11). Ler a Bíblia contribui para o crescimento espiritual (1 Pedro 2:2).

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4:12). Todos nós precisamos do escrutínio que a Palavra de Deus traz para nossas vidas. Precisamos ler a Bíblia.

Os cristãos têm a responsabilidade de conhecer a Palavra de Deus para que possam explicá-la corretamente ao mundo. Primeira Pedro 3:15 nos ordena que estejamos sempre prontos para dar uma resposta sobre a esperança que temos em Cristo. Os incrédulos têm perguntas. Quando encontram um cristão que não conhece sua Bíblia, pode parecer que não há respostas, e isso é um desserviço para quem tem dúvidas.

Para a maioria das pessoas, a Bíblia está disponível de várias maneiras. É um pecado desconsiderar nossas oportunidades de ouvir a Deus. Para analfabetos ou alunos auditivos, Bíblias em áudio estão disponíveis. As Bíblias de estudo estão repletas de comentários úteis para nos ajudar a entender passagens difíceis. Versões e paráfrases modernas ajudam situações antigas a ganharem vida para que possamos entender a Bíblia em seu verdadeiro contexto. Tiago 4:17 pode ser aplicado à leitura da Bíblia: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando."

Frequentemente, quando estamos preocupados se algo é pecado, estamos fazendo a pergunta errada. Uma pergunta melhor para os cristãos é esta: "O que Jesus deseja que eu faça?" Em Sua oração mais longa registrada, Jesus pediu ao Pai: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17). Portanto, temos a Sua resposta. Ele quer que sejamos santificados, e só podemos buscar isso por meio do estudo e aplicação da Palavra de Deus. Negligenciar a Bíblia desagrada a Ele e nos torna vulneráveis ao engano de nosso inimigo, Satanás (1 Pedro 5:8).

© Copyright Got Questions Ministries