GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa que não havendo profecia, o povo se corrompe?"

Resposta:
Provérbios 29:18 diz: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.” Alguns usam esse versículo para enfatizar a importância da visão em liderança. Sem um plano de longo prazo – sem uma visão – as pessoas estão condenadas a vagar sem rumo.

Claro, é verdade que ter uma ideia de onde se está indo ajuda a chegar lá. Mas Provérbios 29:18 não está falando sobre ter uma visão de negócio ou ministério. A “profecia” neste versículo refere-se a uma comunicação divina a partir de um sonho, revelação ou visão. A mesma palavra hebraica usada em Provérbios 29:18 é encontrada em 1 Samuel 3:1 no contexto da raridade da palavra do Senhor e da infrequência das visões proféticas. Também é usada para apresentar os livros proféticos de Isaías e Obadias e várias das visões de Daniel. A falta de profecia, então, é a falta da palavra reveladora de Deus.

Provérbios 29:18 diz que “o povo se corrompe” onde não há profecia. A palavra traduzida como “corromper” ou “abandonar a restrição” no original significa “afrouxar” e, portanto, “expor ou descobrir”. A mesma palavra hebraica é usada em Êxodo 32:25 durante o incidente do bezerro de ouro: “Vendo Moisés que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixara à solta para vergonha no meio dos seus inimigos” (ênfase adicionada). Também é usada em Levítico para descobrir a cabeça ou deixar o cabelo solto (Levítico 10:6; 13:45; 21:10). Outros provérbios usam a mesma palavra para denotar “ignorar” ou “negligenciar” a instrução (Provérbios 1:25; 8:33; 13:18; 15:32) e “evitar” o caminho dos ímpios (Provérbios 4:15).

Com isso entendemos que, sem a Palavra de Deus, as pessoas ficam “soltas”; isto é, seguem o seu próprio caminho. Elas vivem sem restrições. Em última análise, viver dessa maneira levará à morte porque ignorar o caminho de Deus é ignorar o caminho da vida (Romanos 6:23). Então, qual é o remédio para tal desobediência letal?

A próxima parte de Provérbios 29:18 nos diz: “... o que guarda a lei, esse é feliz.” Somos abençoados quando guardamos as diretrizes de Deus. O Salmo 19 discorre sobre a perfeição e a confiabilidade da Palavra de Deus. Seus preceitos “são retos e alegram o coração” (Salmo 19:8). Davi, o salmista aqui, continua descrevendo os decretos de Deus como “mais desejáveis do que ouro” e “mais doces do que o mel” (versículo 10). Ele escreve: “Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa” (versículo 11). Para que ninguém fique confuso, isso não é um apelo ao legalismo. A vida não é encontrada em nossa capacidade de obedecer a uma lista de coisas que devemos e não devemos fazer. Dentro do Salmo 19 vemos indicações de um relacionamento com Deus. Davi fala sobre o temor do Senhor ser puro (versículo 9), ele chama a si mesmo de servo de Deus (versículo 13) e chama Deus de seu “SENHOR, minha Rocha e meu Redentor” (versículo 14). Quando Jesus mencionou o maior mandamento, referiu-se ao mandamento de amar a Deus (Marcos 12:28–34). Nossa obediência a Deus e nossa guarda de Sua Palavra fluem de um relacionamento no qual somos amados por Deus e O amamos em troca (1 João 4:7–10).

Hebreus 1:1–2 diz: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” Jesus veio ao mundo como a Palavra viva de Deus (João 1:1, 14). Deus também nos deu a Palavra escrita, a Bíblia. Quando falhamos em ler a Palavra de Deus e vivê-la em nossas vidas, nos tornamos pessoas “sem profecia”. Quando ignoramos a Palavra de Deus, começamos a viver sem restrições para o nosso próprio perigo. Por outro lado, quando damos ouvidos à Palavra de Deus, somos abençoados. Jesus disse: “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:9–11). Deus nos deu a Sua Palavra, e Ele nos chama para sermos fiéis a ela. Ao guardar a Palavra de Deus, encontraremos alegria nEle.

© Copyright Got Questions Ministries